Usina de Letras
Usina de Letras
293 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma Dica Para Escrever Bem -- 30/11/2002 - 11:43 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma Dica Para Você Escrever Bem

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Escrever, bem ou mal, já é uma bênção. Uma bênção de Deus. Principalmente no Brasil. Repleto de incautos. Recheado de fariseus. Hipócritas e incrédulos. Governantes e ateus. Civis e militares. Professores temporários. Professores titulares. Vaidosos, narcisistas. Comunistas ou anarquistas. Ou críticos literários. E autoridades em geral. Guardadas as exceções de praxe. Um país de analfabetos. Sem culpa no cartório. Cidadãos muito corretos. Que por falta de educação. Diga-se de passagem. Não puderem escrever. Sequer um requerimento. Falando do sofrimento. De viverem na escuridão. Para pedir atenção. Providências imediatas. Prioridade para o ensino. De qualidade e em quantidade. Medidas mais que sensatas. Se me permitem a alusão. Ao óbvio e ululante. A prioridade das prioridades. A educação. Depois da alimentação. Pois esta não é prioridade. É muito mais do que isso. É dever do Estado. É sua obrigação.



E ainda tem gente que pensa. Que acha também que é rei. Rei de nome Salomão. Que investe seu poder. Tentando ensinar alguém. A ler e a escrever. Mas escrever formalmente. Não mais do que isso. Assim se pressente. Se bem que só isso, já é importante. Se o rei Salomão não fosse arrogante. Não voltasse sua guarda. Para a pontuação. Não usasse a ironia. Como bom professor. Usasse a palavra. Com pedagogia. Para colaborar. Tentando ajudar. Levantando o aluno. Com a mão levantar. Do escorrego no chão. Que a todos derruba. Ou vai derrubar. Um dia qualquer. Ninguém sabe tudo. Embora contudo. Há sempre um doente. Um surdo ou mudo. Que pensa o contrário. Que é diferente.



Que precisa de uma vírgula. De um ponto esquecido. De um trema em cinqüenta. Ou despercebido. Pra mostrar seu valor. De poeta frustrado. Sem prosa e sem rima. De mal educado. De ruim professor. Que ensina errado. Que usa a memória. Para decorar. Não conta a história. Não sabe falar. É um instrumento. É folha ao vento. Que vive a voar. Com suas muletas. Sempre a pesquisar. Agarrado em dois livros. Só pensa em mostrar. Pesquisando a gramática. Pra depois delatar. O acontecido. Humilhar o envolvido. Esse é seu objetivo. A primeira muleta. A muleta gramatical. A muleta para o mal. A outra é o outro livro. A muleta do missionário. O livro do sabichão. O novo dicionário.



Mas escrever não fica nisso. Vai mais além um pouquinho. Escrever é mais que grafar. Escrever é mais que dizer. Escrever é se dar por inteiro. É narrar com maestria. Escrever é fotografar. Uma cena, um lugar. Que a gente logo enxerga. Só na maneira de falar. Escrever é trocar idéias. Sugerir, compartilhar. Escrever é progredir. Andar pra frente, sem parar. Escrever é opinar, sugerir e criticar. Escrever é também voltar. Desde que convencido. De sua idéia mudar. Escrever é perdoar. Escrever é construir. Escrever é amar. Escrever é viver e sonhar. Escrever é tudo isso. E inclusive errar. E para escrever bem. Uma dica vou lhe dar. Sempre que tenha algo a dizer. Que não prejudique terceiros. Incluindo você também. Escreva de imediato. Procure escrever no ato. Passe a sua mensagem. Se errar, aprenda e corrija. O conteúdo é o que interessa. O resto não tem muita pressa. O resto se aprende com o tempo. Dedicação e paciência. A gramática só vai melhorar. O uso de seu instrumento. Que é a sua experiência. Em forma de pensamento.



Domingos Oliveira Medeiros/30-11-2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui