Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Exagero Persiste -- 29/11/2002 - 21:24 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O EXAGERO PERSISTE

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Depois vão dizer que estou exagerando. Quando divulguei minha opinião sobre os exageros com que o Brasil vem aceitando a invasão da língua inglesa, muita gente criticou. Naquela oportunidade, com o artigo “Questão de Opinião”, manifestava meu pensamento de que todas as influências lingüísticas seriam bem vindas, pois o processo só enriquece a linguagem e a própria comunicação. Mas, daí, a concentrar-se, apenas, na língua inglesa, e usando termos que existem, com melhor significado, na nossa língua, é um descaso para com a nossa cultura. É invasão, mesmo. Ainda mais num país que, infelizmente, ainda não conseguiu erradicar a praga do analfabetismo. E, o que é pior, oferece ensino público de má qualidade, haja vista os resultados pavorosos de participação de alguns alunos brasileiros em testes nacionais e internacionais.



Pois bem, não bastando tudo isso, agora vem outra notícia na contramão da história. Há algum tempo, na cidade do Rio de Janeiro, começou a funcionar um curso de língua inglesa, no mínimo, inusitado.



O curso é destinado para bebês de seis meses de idade. Antes mesmo de conhecer a nossa língua portuguesa, e já na fase dos primeiros sons, “os jovens brasileirinhos serão ensinados a chamar bola de ball e mesa de table”.



A educadora Eloísa Lima está testando os resultados de uma pesquisa realizada no Canadá, segundo a qual as crianças entre quatro e seis meses têm maior acuidade auditiva e conseguem, com muito maior facilidade, distinguir asa variações de sons de cada língua.



O Deputado Aldo Rabelo, autor de um projeto que pretende banir os exageros do estrangeirismo da língua portuguesa, já se pronunciou: “Isso é um escândalo. O pai que matricula o filho em um curso desses o vê como robô e não como ser humano”.



Melhor fariam essas pessoas se fossem morar de vez nos Estados Unidos, mudar de nacionalidade e ensinar seus bebês a falar o português. Porque aqui no Brasil, está cada vez mais difícil.



Aliás, não a língua inglesa tem tomado conta de nossas praças. É cada vez maior o número de pessoas que falam o “economês” americano. Ainda bem que este governo está indo embora. E, se Deus quiser, junto com ele a equipe econômica do mercado “livre”. Onde todo mundo dá palpite, pressiona com boatos e mentiras, e poucos ganham.





Domingos Oliveira Medeiros

29 de novembro de 2002





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui