Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aos amigos como o Dom Kless -- 29/11/2002 - 21:00 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta aos amigos como o Dom Kless



Prezado amigo Dom Kless. Li o seu artigo “Domingos é valoroso “ e agradeço a alusão positiva a meu respeito. Desnecessário dizer que tenho pelo amigo a mesma impressão. Apesar de algumas pequenas divergências, que considero naturais, no campo das idéias. O que, por sinal, tem seu lado positivo, posto que “toda unanimidade é burra”.



Não sei o motivo, com detalhes, sobre o artigo. Mas posso presumir que se trata de algo que já estou acostumado nesta Usina. Algumas pessoas tendem a nutrir uma certa desconfiança em relação às pessoas que pensam diferente delas.



Como se este ou aquele diploma, esta ou aquela “escola” filosófica”, este ou aquele “modismo” intelectual de determinada tribo, esta ou aquela simpatia, por este ou aquele escritor, pensador ou crítico literário, pudessem ser, em definitivo, as verdades verdadeiras, e não aparentes, ou o topo da sabedoria humana.



E outras pessoas, a bem da verdade, nutrem a desconfiança por outros motivos. De saúde mental. Recalques. Frustrações. Invejas. Problemas mal resolvidos. Posto que não acredito em pessoas que sejam, sempre, mal humoradas e irônicas. Isto é sinal de doença. Síndrome da Indiferença Social Crônica.



Pessoas incapazes de se indignarem com qualquer fato político, econômico ou social, no

pressuposto de que tal comportamento – ou atitude – poderiam garantir-lhes a posição ou o “status” de profundo conhecedor do assunto. Que estão acima dessas polêmicas primárias. Que têm mais o que pensar. Pretensos candidatos a críticos literários de segunda categoria. Que não têm opinião própria. Sempre falam no tempo condicional. Com reservas, para não se comprometerem. Segundo fulano, beltrano teria dito, e assim por diante.



Mas o que fazer? Só o tempo dirá. O tempo, como sempre, o melhor conselheiro. Resta-nos pedir desculpas às pessoas que se identificam com os nossos textos. As nossas mensagens. E que trocam experiências positivas conosco. Ainda bem que não tenho a pretensão de ser maioria absoluta, quanto mais relativa. Deus é testemunha. Mas será que eles acreditam em Deus? Ou são superiores às crenças e valores do mundo sobrenatural?



Domingos Oliveira Medeiros

29 de novembro de 2002













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui