Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Convite para meu funeral B -- 18/06/2008 - 05:22 (Elias Torres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVITE PARA O MEU FUNERAL
Texto: Elias Torres

Convido a todos vocês para participar do meu funeral que será realizado num dia qualquer deste século. Quando receberem a notícia do meu falecimento, não fiquem espantados como se alguma coisa fora do comum ou assustadora tivesse acontecido. Precisamos entender que a morte física é um fato normal e que não podemos escapar dela. No dia do meu velório vocês não precisam de se vestir formalmente de preto, nem usar óculos escuros, senão a reunião fúnebre vai parecer um “monte” de besouros reunidos.

Sempre achei ridículo esse tipo de coisas; vão à vontade e como se sentir melhor. Por favor, não gastem dinheiro com coroas de flores; há tanta gente passando fome. Usem-no para alguma instituição de caridade, algum projeto social ou em alimentos para os pobres. Depois de um dia, as flores vão perder a beleza e os bichos vão estragá-las. Eu sempre as achei lindas para enfeitar a vida e para presentear um grande amor e não para colorir o ambiente fúnebre ou o defunto... Essa é minha opinião pessoal, mas não sou contra quem faz uso delas para esse fim.

Eu não entendo o ser humano que gasta uma “nota preta” com um defunto, mas quando esse estava em vida, não se preocupou em fazer-lhe uma visita para por a conversa em dia, não fez um convite para jantar, para uma pescaria... Enfim, precisamos investir nas pessoas vivas, prestando-lhes honras e presenteando-as. Eu sempre observei nos velórios que muitos parentes se encontram, e muitos deles não se vêem há anos. Na verdade deveriam fazer isto enquanto os mesmos estão vivos. É muito mais humano e saudável.

Por favor, não acendam velas. Se faltar energia elétrica, tudo bem, mas eu nunca suportei o cheiro das velas. Você poderá rir e dizer: - “Por que você pede isto se estará morto e não vai sentir o cheiro?”. Eu sei disso, mas é que devemos respeitar as pessoas alérgicas.

Não cantem aqueles hinos fúnebres... Cantem louvores alegres, e se alguém disser que é falta de respeito aos meus familiares, não liguem, pois eles estão sabendo o “porque” disso...Eu já comentei com eles a esse respeito.

Não fiquem perguntando as causas da minha morte. Por acaso é por ser um cientista que está desenvolvendo alguma nova droga para a cura? Se for isso, tudo bem. Ao invés disso, perguntem em que a minha fé estava alicerçada. Garanto-lhes que receberão ótimas respostas e grandes ensinamentos por parte de minha família.

Quando estiverem nas rodinhas, como acontece ter nos velórios, não fiquem dizendo que fui uma boa pessoa, mas sim que era adepto do bem, pois errei mais do que acertei. Deus sim é sempre bom, mas não prestamos atenção a isso, nem dizemos isso com fervor para que todos ouçam; algumas pessoas têm vergonha de fazer isso. Nos meus acertos procurei prezar a justiça social, minha família e os amigos...

Se quiserem chorar, chorem, mas de saudades, nunca de tristeza, pois não estarei indo para o inferno, mas estarei fazendo parte da vida eterna com nosso Senhor Jesus Cristo, o Autor da Vida Eterna. Não quero que me achem arrogante, porque nem o meu Deus aprova isso. É a minha fé que fala mais alto nesse instante, pois ela está chumbada com ferro e concreto no solo rochoso e ninguém tira.

Eu louvo a Deus, pois não fui eu que o aceitei, mas Ele é quem me chamou para ser seu filho. Reconheço que em vida fui inteligente e humilde para me converter ao único que tem poder de me presentear, depois desta corrida, com o prêmio da vida eterna.Tenham-me sempre como um amigo pecador e falho, mas que sempre reconhecia os erros e pedia perdão. O lugar dos humildes e inteligentes é o Paraíso e dos “trouxas”, o Inferno.

Por favor, não consolem a minha família dizendo que estou em um belo lugar. Como vocês pode dizer isto, se nunca estiveram lá? E também não digam que estarei olhando por ela, porque isso é uma tremenda hipocrisia. Eu poderei sim, estar dormindo um sono profundo à espera do meu Senhor no dia da ressurreição, ou em plena consciência me lembrando de tudo e das coisas aqui da terra...Se não tiverem palavras de sabedoria para dizer a meus familiares, dêem um abraço em cada um deles que será bem melhor.

A morte física de um cristão não é o seu fim, mas a saída do mundo do nosso maior inimigo, para ir à morada de Deus, nosso Pai e amigo. Vocês poderão reparar que no meu velório não vai ter aquele desespero e gritarias como acontecem em muitos funerais. Isso só acontece com pessoas que não têm esperança e acham que suas vidas são resumidas somente a este planeta.

Minha família vai estar sentida, pois a separação da pessoa querida não é fácil. Mas quem tem esperança nas obras de Deus sua atitude é silente. Muitos não se desesperam exteriormente em velórios por educação, mas por dentro, todos os órgãos vitais entram em desacordo e suas vistas são tapadas por óculos escuros. Eu vejo quando um artista falece, que dá para sentir o desespero da parte de muitos, como se suas vidas se resumissem somente a esta terra.

A duração de nossa vida aqui na terra é incomparável com a vida que Jesus nos vai presentear, que é eterna. Somos estrangeiros aqui. Tudo isso é efêmero. O ser humano que quer ter uma vida sem dor, sem luto, sem lágrimas com felicidade verdadeira tem que buscar a Deus enquanto se pode achá-lo, e tem que ser em vida, porque depois de morto, não é possível.

Levaremos conosco somente as nossas obras e elas também não nos salvam. Eu leio muitos poetas que falam da felicidade, mas a verdadeira é uma fruta que vamos saborear somente no Paraíso. Enquanto estivermos por aqui, temos que nos contentar com a semente; por isso, temos que preparar o terreno, arar, plantá-la e regá-la todos os dias... O homem procura a felicidade por esse mundo afora e não sabe que a sementinha está dentro dele.O próprio Satanás faz obras lindíssimas para seduzir as pessoas, pois além de ser especialista em roubar, matar e destruir, ele também é ótimo sedutor...

Para aqueles que têm a mesma fé que eu tenho, em Jesus Cristo, não precisa dizer “adeus”, mas sim um “até logo”, pois em breve estaremos gozando as delícias da vida eterna. Quem não tiver Deus sim, pode dizer “adeus”, pois nunca nos encontraremos novamente prefiro sofrer ouvindo a verdade da ressurreição dita por Jesus, que é verdadeiro, do que me alegrar com ensinamentos dubitativos de homens. Quando Jesus esteve aqui, nunca ele mentiu. Meus amigos, na hora do culto fúnebre ouçam as palavras de quem estiver ministrando. Talvez nesse dia, o ministro não esteja com facúndia, mas isso é normal devido à emoção, mas creio que o Espírito Santo falará ao coração de todos os presentes. E depois, não precisam voltar ao cemitério para me visitar, porque não estarei ali. Debaixo da terra haverá um monte de carne sendo consumida pelos vermes, mas a minha alma estará sendo cuidada por Jesus.

Muito obrigado pela amizade, e que Deus abençoe a todos!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui