Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->SALA DE AULA - UMA CARTA PARA ALGUÉM -- 14/10/2003 - 20:35 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




SALA DE AULA - UMA CARTA PARA ALGUÉM


João Ferreira
15 de outubro de 2003


Estou pensando no dia do professor.
E ao pensar no professor, penso na escola, nos alunos, nos pais, nas famílias, na sociedade e em todo o circuito envolvido na ação de ensino e aprendizagem.
E penso sobretudo naquele local, localzinho humilde por vezes, nas grandes cidades ou nos lugarejos rurais distantes, a chamada sala de aula. O local de eleição escolhido e selecionado para as reuniões do encontro do saber e da aprendizagem. Local que tem a ver com o professor, com o aluno, com a escola e com toda a dinâmica que os vários agentes são capazes de lhe imprimir ou não.
Diríamos que frequentar uma escola e sobretudo uma sala de aula e não lhe perceber o sentido, nem lhe adivinhar os segredos, seria o mesmo que encontrar uma bela e divina mulher e passar ao lado sem a homenagear ou olhar para ela.
Neste dia do professor, gostaria de lembrar o ideal "lugar de Minerva" e o necessário encantamento daquele espaço que é a sala de aula, normalmente banalizada, desconstituída, marginalizada, desviada para um encontro sub-escolar e decadente, que termina por penalizar todo o sistema de ensino.
Temos uma variedade enorme de salas de aula. Desde os barrancos da Amazônia, desde as reservas indígenas aos barracões onde o professor leigo tenta despertar as crianças para uma ação participativa na sociedade alfabetizada. Mas nem sempre é a condição material que nos leva a analisar a problemática principal da escola. É sim o espírito e o projeto pedagógico. É a força íntima de quem frequenta, é o entrosamento da comunidade escolar numa só demanda: a demanda do conhecimento e da postura de cidadania que a educação deve dar.
Apesar dos avanços da tecnologia, dos laboratórios de informática e das metodologias de ensino atuais, ainda é a clássica "sala de aula" que resta para o contato habitual de professor e aluno na construção do saber e da educação.
Quando se projeta a qualidade dos cursos e os programas de excelência nas escolas, a sala de aula tem de ser vista como uma das condições básicas para a eficiência do ensino.
A primeira preocupação dos planejadores, dos educadores, dos alunos e dos professores deverá ser a de pensar a sala de aula como um espaço privilegiado onde se processa o principal encontro entre docentes e discentes.
A sala de aula nunca poderá deixar de ser o laboratório contínuo de ensino e pesquisa. O laboratório das experiências científicas e didáticas.
Deve ser vista como o local ideal do aprendizado da leitura e da análise de textos para debates esclarecedores. De busca e aquisição de conhecimentos. De exposições e explanações científicas.
Deve ser vista como local de ensaio de linguagens corretas. De exploração de ousadias de alunos nos horizontes do saber.
Deve ser vista como local ideal de treinamento para o aluno ensaiar a formulação apropriada de suas dúvidas, para aprender a elaborar suas perguntas e respostas.
A sala de aula é em termos de tempo formativo, o espaço da mente e da consciência para aprender a redigir coesamente e com estrutura sintática uma frase com princípio, meio e fim.
É ali que podemos aprender a elaborar uma síntese de uma página que se leu. É ali que podemos aprender a fazer uma resenha de um livro. Ou a fazer um projeto sobre uma temática por nós escolhida ou de nosso interesse.
Na sala de aula temos a oportunidade de perceber que podemos superar o nosso grau de anafabetismo desde que aprendamos de vez a construção de uma leitura e a construção de uma escrita.
Na sala de aula, poderemos aprender a elaborar um ensaio ou um trabalho acadêmico. Podemos aprender a citar um livro segundo as normas brasileiras da ABNT. A fazer um plano de ensino para nosso estágio de língua portuguesa.
Para tudo isto, só precisamos de meia dúzia de coisas básicas e de alguma sorte. De nossa parte, precisamos de percepção. Ou seja de inteligência e prontidão de espírito para nos colocarmos dinâmicos e ativos em nossas tarefas. Precisamos também de despertar a consciência para usufruirmos do local sagrado onde nos encontrarmos. E depois pedirmos a Deus que nos dê um professor à nossa altura, à altura do que precisamos e uma escola que zele através de um projeto científico e pedagógico todo o crescimento escolar e social que se faz necessário.Como dar seriedade ao local onde com elevação buscamos os conhecimentos para nosso crescimento intelectual, social, moral e individual.
A sala de aula deve ser vista como local privilegiado onde é desenvolvida seriamente uma ação científica e uma ação pegagógica fundamentais para o encontro com a vida profissional. É um "locus" como se fosse um templo. Onde os deuses da vida nos esperam para que iniciemos o grande percurso com o saber que nos guiará e engrandecerá.


João Ferreira
15 de outubro de 2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 10369 vezesFale com o autor