Usina de Letras
Usina de Letras
303 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Filho: Invest. ou desp. Comentários -- 16/10/2002 - 12:39 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Oi Paulinha e Painho,



Vocês sabem pq dizem que quem traz os filhos é a cegonha? Pq a cegonha e o cegonho cuidam durante muito tempo dos filhos, chegam a morrer junto com os filhos se não conseguem salvá-los. O alimento é muito difícil de ser achado, principalmente na infância e na velhice. E as penas são escassas nessas duas fases da vida tornando o indivíduo mais vulnerável ao congelamento e, conseqüentemente, dependente do calor dos outros. Então os filhos quando se tornam adultos e os pais estão velhos, retribuem o cuidado oferecendo alimento e calor aos pais.



Então respondendo ao texto de painho, alguns comentários breves:

1) Abandona o filho o sexo que consegue fugir primeiro. Em peixes e em diversas aves quem cuida é o pai, e em diversos répteis e peixes ninguém cuida dos filhotes.

2) A única razão para um ser vivo existir é ter filhos QUE POSSAM TER FILHOS TAMBÉM, para continuar a linhagem. Isso significa que o sucesso reprodutivo não é medido unicamente pelo número de filhotes que um indivíduo deixa, mas pelo número de filhotes que conseguiram atingir a idade reprodutiva e reproduzir. È um fracassado quem teve 100 filhos, mas não cuidou e todos morreram!!!

3) Em vista disso e do longo período de crescimento dos filhotes humanos, a estratégia comportamental mais eficiente foi os dois pais cuidarem -por mais tempo- de um número menor de filhos. (Menor comparativamente: veja-se os cachorros que têm até 8 filhotes de cada vez). E disso resulta também esse “amor pela coisa frágil” que painho falou.

4) É verdade que existem atualmente instituições para cuidarem dos velhos, mas isso é uma aquisição muito recente comparada à longa existência das instituições para cuidar das crianças (escolas aonde as crianças chegam a passar o dia inteiro longe dos pais, e ainda clubes de férias etc). E os pais que deixaram os filhos um dia inteiro na escola (às vezes assistindo a mesma aula de manhã e de tarde) fizeram isso pq o filho precisava aprender tanto assim ou pq eles queriam –também- curtir a vida? O argumento de que ‘preciso trabalhar e não tenho tempo para cuidar’ é válido tanto para os pais que colocam as crianças na escola quanto para os filhos que deixam os pais em asilo...

5) Então pra que cuidar? Para ser cuidado no futuro. Como as cegonhas. Altruísmo recíproco!



RE



PS: Painho, o mais legal das coisas que o sr. Escreve não é pq eu concordo de cara com elas, mas pq são questões que se prestam a uma ótima discussão. Coisa rara nos diálogos de hoje em dia, diga-se de passagem.

Boa sorte nas aulas de computação.



R. G. FERREIRA

DEPT. OF BIOLOGICAL ANTHROPOLOGY

DOWNING STREET CAMBRIDGE CB2 3DZ.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui