Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62278 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10385)

Erótico (13574)

Frases (50666)

Humor (20039)

Infantil (5455)

Infanto Juvenil (4779)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Crime X Educação -- 28/11/2002 - 15:52 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Crime X Educação



Falar sobre crimes em nossa época é como procurar discorrer sobre a água da chuva estando sob um temporal. Todo mundo vê o temporal e constata o que ele desencadeia; todo mundo percebe também a sua intensidade. Não é preciso explicá-lo, já que para onde quer que se olhe, a tempestade dos crimes humanos está lá, inundando e destruindo tudo em baixo. A tal ponto, que ninguém hoje mais pressente que houve uma época em que Luz e calor se derramavam por toda a Terra, e os seres humanos trocavam não tiros entre si, mas sentimentos de amor e alegria. Essa época de felicidade, a maior parte da humanidade de hoje sequer merece saber que existiu.

Furtos, roubos, seqüestros, torturas, homicídios, infanticídios, genocídios, estupros, latrocínios… Essas palavras estão tão integradas no nosso dia-a-dia que nem mais percebemos o horror que expressam. Ouvimo-las todos os dias, no rádio, na televisão e em conversas corriqueiras com nossos colegas de trabalho nos intervalos do café. Apesar de estarmos acostumados a essas coisas, só mesmo com muito esforço de auto-entorpecimento alguém ainda diria que a quantidade e a violência dos atos criminosos não estão aumentando em todo o mundo. Mesmo acreditando que o mundo sempre foi o vale de lágrimas, de horror e de dor em que vivemos hoje (o que é falso), e que por conseguinte a violência é inerente ao ser humano, não há como negar que as "ondas de crime" aumentam continuamente.

Todas as formações intuitivas de ódio, inveja, cobiça, ciúmes, etc., geradas pelas pessoas no decorrer de milênios estão soltas hoje sobre a Terra, influenciando sem parar qualquer um que nutra alguma espécie igual desses sentimentos dentro de si. Pessoas fortemente influenciadas são muitas vezes impelidas a cometer atos criminosos. Depois dão aqueles depoimentos hoje tão comuns, em que não sabem explicar o que aconteceu: "Estava fora de mim!", "Estava possuído!", "Senti uma vontade irresistível de matar!", "Não me lembro do que aconteceu!"

Precisamos sim de penas rígidas para crimes hediondos e o cumprimento fiel das sentenças, daí a criminalidade vai diminuir e para isso é necessária a educação, que é base fundamental de um povo.

Bruno Calil Fonseca - advogado

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui