Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A Grande Mudança -- 05/06/2005 - 23:01 (José Roberto S Câmara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Grande Mudança

Durante minhas andanças fui esbarrar em Mato Grosso.
Aproveitei para rever um amigo, um contemporàneo de faculdade.
Para lá fóra, família a tiracolo, há alguns anos atrás, trabalhar para o Governo Federal.
Passada a efusão da chegada, comecei a avaliar as coisas. E me espantei.
Ele, na faculdade, não era muito flor que se cheirasse. Era um mau caráter.
Vivia mordendo uns pequenos empréstimos, que nunca pagava.
Tirado a esperto, sempre queria levar vantagem em tudo.
Bonitão e bem falante, tinha nas namoradas e esposas de colegas seus alvos favoritos.
Ainda assim, mau caráter, meio picareta e cafageste inteiro, era tido pelo que vulgarmente chamamos de "um cara legal". Prestativo, brincalhão e piadista.
Mas notei uma grande mudança. Era outro homem.
Progredira muito: Casa luxuosa onde o quarto de hóspedes merecia 5 estrelas, 3 carros, roupas e calçados de grife.
Os três filhos em ótimas escolas particulares.
Sócio de badalado clube social, dera até para jogar tênis.
Tornara-se comedido em gestos e palavras. Aprimorara muito a linguagem.
Sua postura, auxiliada por um leve e precoce tom grisalho nos cabelos, lhe dava toda a aparência de um Lord.
Antes de todas as refeições rezava, à moda americana, coisa antes inimaginável!
A esposa não ficava atrás: A sirigaita vulgar tornara-se uma Lady.
Retornei contente por have-lo encontrado assim mudado e tendo progredido materialmente tanto, embora nesta parte eu achasse que fora um pouco rápido demais.
Mas ele sempre fora rápido no gatilho.
Uma semana após meu retorno, estou eu posto em sossego, vendo o Jornal da Globo noticiando uma tal de Operação Curupira, da Polícia Federal, contra um bando de corruptos. E quase caí da cama de tanto susto:
Olha lá, saindo algemado e "gentilmente" seguro pelos braços por dois agentes federais: Ninguém mais, ninguém menos que meu ex-colega, e agora ex-funcionário federal lotado no Ibama.
Notei logo que a mudança se operara nele como a plaina opera mudança na madeira: acerta todos os cantos e quinas, apara todas as arestas mas não melhora a qualidade.
Agora fico aqui pensando que, eu que não tenho lá muitos amigos, perdi mais um.
Tenho vaga para um amigo. Alguém se habilita?
A única restrição é que não seja do comércio de madeiras.
E, se possível, com um pouquinho de caráter.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui