Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um gringo no Mercado Modelo -- 02/06/2005 - 18:04 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM GRINGO NO MERCADO MODELO



No início dos anos setenta, quando morava no Recife, trouxe à Bahia um casal de amigos. Ele, estrangeiro, louro, 1:90 m. de altura, era um sujeito simpático, alegre, bem falante, auto-suficiente, que discorria sobre qualquer assunto. Sua visita a Salvador, além de turística, tinha o objetivo de conhecer um empreendimento industrial no CIA que ia mal. Era sua intenção avaliar o negócio para uma possível compra.
A mulher dele, mais jovem, à época com 30 anos, não era uma pernambucana típica: branca, aloirada, alta, elegante, moderninha, era muito independente e audaciosa.
Acostumados a uma sociedade mais fechada, estratificada, adoraram a Bahia, nossas tradições artísticas e culturais, as praias, a comida, mas, sobretudo, o povo.
Quiseram conhecer o Mercado Modelo. Levei-os ali num sábado pela manhã e depois de havermos percorrido as dezenas de lojas com quinquilharias e produtos da terra fomos às barracas de comes e bebes, nos fundos do mercado.
Meio-dia, aquele espaço apertado fervilhava de gente, homens e mulheres, brancos mas, principalmente, muitos negros e mulatos, todo mundo engolindo as variadas batidas e comendo acarajé, caranguejo, lambretas, uma confusão infernal.
Quando entramos naquele corredor, o gringo de quase dois metros e sua mulher, linda, com um vestido decotadíssimo, chamaram a atenção de todos.
Foi quando o dono de um dos boxes falou para o pessoal à frente dele:
- Gente, deixa o homem passar, foi meu chefe no banco, me empregou como caixa.
Meio sem graça, entrei na roda com meus convidados para sermos servidos com tudo de bom que ele vendia.
Ficamos naquele ambiente sufocante mais de uma hora. Meu amigo foi beijado e abraçado por negras enormes e sua mulher apalpada em cada canto do corpo.
Eu, preocupadíssimo, tentava acalmar o entusiasmo da turma temendo alguma reação do maridão.
Que nada, ele estava felicíssimo, meio alto de tanta batida, todo amassado e a mulher encantada com os galanteios dos admiradores, muito animada com o sucesso.
O negócio com a fábrica não foi realizado, mas durante toda a viagem de volta, em seu carrão, a mais de 160 km por hora - eu apavorado com aquela velocidade - ele não parava de falar sobre a visita ao Mercado.
- No ano que vem voltaremos lá, era o que ele dizia sem parar!
10.05.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui