Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Carro novo, hem! -- 02/06/2005 - 18:01 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carro novo, hem!



Quando resolvi trocar meu excelente Santana por um novo carro os amigos que viajam comigo pelo interior do Estado decidiram que eu deveria comprar um automóvel com mais conforto e espaço para eles.
Escolheram o modelo Picasso, da Citroen que, inclusive, oferecia um financiamento com taxa de juros conveniente.
Assim que passei a andar com o novo veículo, algumas pessoas o elogiaram mas comentaram que seu custo de manutenção e o preço das peças eram muito caros.
Não dei maior importància à informação. Afinal, o carro era novo e despesas com ele só muito mais tarde.
Agora, ao levá-lo para a primeira revisão, aos 15.000 km., na firma onde o comprei, fui informado pelo assistente técnico que o serviço custaria R$706,80, no mínimo, pagáveis em três parcelas.
Suei frio e perguntei a razão desse valor tão alto.
- Prováveis substituições de peças, respondeu, lacónico, o rapaz.
Achei o procedimento descabido e abusivo, mas limitei-me a fazer uma frouxa reclamação.
De volta a casa começo a dar-me conta do que significava o comentário dos amigos quanto à manutenção do carro.
Nos últimos vinte anos fui proprietário de uns sete automóveis, principalmente das marcas Chevrolet e Volkswagen (Caravans e Santanas) e não me lembro de haver desembolsado mais de R$200,00 em nenhuma das revisões que mandei fazer durante esse tempo todo, notadamente nas primeiras vezes.
- Porque será que é tão caro o preço cobrado pela Citroen para esse trabalho padronizado, sujeito a um rotineiro check-list que não deve tomar mais de seis horas, nem importar na substituição de peças?
Afinal, deve ser mínimo o desgaste dos sistemas e equipamentos de um carro de moderna tecnologia, em tão curto espaço de tempo.
Do meu ponto de vista, a política de preços da empresa não passa de uma forma afrontosa e pouco inteligente de meter a mão no bolso da gente.
Ah! Depois que recebi o carro de volta constatei que a revisão custou menos do que informou o preciosista assistente, exatos R$640,95, referentes a troca de vários filtros, aditivo de radiador, làmpada pingão (!), kit revisão e mais R$339,50 de serviços.
Como disse meu filho, o ruim é ter que encarar a revisão dos 30.000 km., prevista para daqui a seis meses.

Salvador, 11.01.04




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui