Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->*A FOME DE SEU JOSÉ* -- 19/05/2008 - 14:14 (Sonia Nogueira - *sogueira*) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


*A Fome de seu José*

No Sertão nordestino é assim, ou há escassez de chuva ou chove em abundância, com fartura de legumes, frutas, hortaliças... Mas, a base da alimentação é feijão, farinha de mandioca, batata doce e melancia.

Aliás, alimento de alto valor nutritivo. Um prato bem reforçado de feijão, com manteiga da terra, farinha d’água ou do Pará, aquela caroçuda, amarelada e amassado com a mão fazendo bolinho, um pedaço de carne assada na brasa e de sobremesa rapadura ou melancia, é a satisfação do sertanejo.

Só que seu José não gostava de feijão e dizia: Morro de fome, mas este troço ruim não entra na minha boca.
A seca chegou, a chuva não veio e a miséria assolou a população. Aterra secou, animais morreram de fome e sede, via-se apenas uma tela pintada com a mesma cor amarelada da vegetação rala e ressequida. Muitas pessoas se deslocaram para a cidade grande e formaram as favelas.

Os que ficaram resistindo e esperando o milagre da chuva passaram momentos de desespero. Seu José não pretendia sair do seu sertão. Começou a vagar pelas terras, lastimando a dureza do solo rachado, o sol escaldante e a lágrima rolando na face desfigurada.

Estava faminto, cansado, com sede. Encontrou uma residência.
-Alô, tem alguém?
-Pois não, senhor.
- Estou com muita fome, senhora, por favor, me arranje qualquer alimento. Farinha com rapadura são de grande valia.
- Só tenho feijão, senhor, cozinhando na água sem sal, pois até este acabou. E ainda estou regrando para não acabar logo.

- Feijão? Traga-me um pouquinho...
Seu José saboreou o odiado feijão com tanto gosto que no final agradeceu.
- Deus lhe pague, senhora nunca na minha vida comi um alimento tão gostoso como este, a fome é que traz à boca o sabor. Pode me trazer mais um pouco?


Sogueira
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui