Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->INTERNET: ame-a ou deixe-a -- 30/04/2005 - 10:07 (Lara Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diz um velho ditado, que "paga o inocente pelo pecador". E, acabamos por fazer isso realmente acontecer, sem nos darmos conta que penalizamos alguns, em detrimento de outros, mas, que na maioria das vezes, nada tem a ver, pois, cada caso é um caso.
Baseada nesta tese contraditória de mim mesma e, principalmente, nas diversas mensagens que recebi referente à minha crónica, onde questiono os benefícios ou malefícios da Internet, achei por bem ir além do que expus naquela data.
Pois bem, vou tentar ser o mais benevolente possível, mas sem, contudo, deixar de evidenciar fatos que, a meu ver, são decorrências do uso contínuo do Sistema.
Visto pelo prisma do conhecimento, sem dúvidas, este fenómeno da Informática, abriu horizontes sem precedentes. Haja vista que, com dois toques, conseguimos acessar espaços antes não considerados. Passo, a saber, de assuntos que jamais tomei conhecimento. Descubro, através de um site de busca, os mais variados assuntos. É realmente assombroso, acessar uma página dantes nunca vista. Sabemos tudo sobre os outros Países e, os aficionados em pessoas, como eu, acabam por ter a felicidade de conhecer gente de todos os lugares. Aprendemos até a falar inglês, espanhol e até o "portunhol", porque, quando se trata de fazer novas amizades, o improviso é a maior pedida. Até o idioma dos japoneses eu já consegui, ao menos, escrever.
Isto é fabuloso, porque nos bancos de escolas e faculdades, estes assuntos não eram levados em discussão. O que hoje não é totalmente alheio ao meio estudantil, que até usa o sistema para aprofundar conhecimentos.
Quanto a isso não podemos ficar cegos. Realmente é um caminho que nos leva a horizontes completamente desconhecidos e isso só tende a abrir a visão de nós, humanos.
Mas, peço licença para falar sobre outro aspecto, embora tenha dito que me policiaria um pouco, não se pode esconder totalmente, o sol com a peneira.
Alguém já pensou nos malefícios deste uso contínuo e descontrolado?
Muito tem se falado sobre o que acarreta, em termos de saúde. Não vou levar em consideração o lado emocional, pois isto já foi discutido anteriormente.
A principio, a dependência. Como uma droga qualquer, pode-se dizer. Claro que alguns contestarão.
Nem tão pouco causa mal ao pulmão, ao coração, ao fígado, como fariam o cigarro, a bebida e todos os tipos de drogas.
Vejamos, o olho, diante do uso prolongado, vem sofrendo um ressecamento, devido à falta de piscadas que damos frente ao monitor. Parece muito simples, mas não o é. Ainda mais sabendo que crianças acessam e que são mais sensíveis.
Talvez por isso exista hoje, um numero grande de pessoas com lacrimejamento, vista cansada, graus maiores nas lentes e óculos, olhos avermelhados.
Não posso dizer que faça algum mal ao fígado, pois muitas vezes sinto que ele acaba por desopilá-lo, ao invés de sobrecarrega-lo.
Não é de meu conhecimento que alguém tenha morrido do coração ou tenha sofrido um infarto frente à tela.
Talvez, morra-se de raiva, frente a algumas condutas, mas não chega a causar dano, alem do moral.
Claro que aprendemos a ler mais, pois a Internet é um vasto arquivo e, aqui, aprendemos sobre doenças, nos maravilhamos com a nossa geografia, com fotos lindíssimas do que existe pelo mundo e, que antes era visto através de uma Carta-Mapa, onde só víamos riscos coloridos e nomes dos acidentes geográficos, sabíamos onde estavam os mares e tudo o mais. Hoje, nossa tecnologia nos permite ver, saber mais e, o homem, nasceu para conhecer.
Descobrimos as pessoas... Ah! Que vasto arsenal tem às nossas mãos e, muitos de nós, não imaginamos o quão importante pode ser.
Referindo-me à gentil leitora que conheci e que mora distante de mim, a Internet pode ser perdição, destruição, mas é, acima de tudo, conhecimento.
Assim como em todos os setores do mundo existe a maldade, aqui não seria diferente. Por que insistem em vírus? Há novas descobertas a cada dia. E novos antídotos. Então, temos que considerar, que nem isto pode ser condenado. Afinal, é o homem tentando superar a si mesmo e isto é sinal de crescimento. Ou não é?
Se você, que está aqui lendo esta crónica, fuma demais na frente da tela, fique calmo, novos tratamentos estão sendo descobertos neste momento. E, afinal das contas, nem só os que fumam morrem de càncer.
Para você que bebe, Tim-tim, pois, seu vício, faz mal unicamente a você e não a uma população inteira. Claro que, em questão de benefícios, a Internet também ganha de você.
Aos nervosos, tentem arrefecer seus ànimos, pois, a Internet sempre traz novos amigos. Se um antigo foi infiel, usou de má-fé, respire e procure novos horizontes, pois há um caminho sem fronteiras. Um novo amigo o fará esquecer-se daqueles que agiram com intenção de dolo.
Como eu, que tive a sorte de deparar-me com pessoas que escreveram, com críticas construtivas, de pessoas de bem e com um interesse comum.
E, para aqueles que ficam o dia todo colado ao sistema, por obrigação de trabalho, aquietem-se, pois existe no Mercado neste instante, uma ínfima quantidade de colírios que poderão atenuar o problema.
Que o mundo possa ser melhor, do ponto de vista virtual ou real, mas que não se leve o ódio adiante.
E, como ouvi de um leitor, há de se quebrar o ovo, para poder come-lo.
Enfim, a vida é cheia de riscos...
Mas que viva a Internet?
E, com ela, as pessoas boas, as que usam todo este maravilhoso e complexo sistema, em favor das outras, que saibam ser amigas verdadeiras, que não roubem, não usurpam, não condenem, não mintam, não inventem.
Já, para as outras...










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui