Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O ser-cuidado -- 22/11/2002 - 11:57 (Paulo Milhomens) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cuidar



A palavra cuidado, está intimamente ligada ao trabalho. Mas não como instrumento de realizações meramente materiais. O dinamismo de ser humano possibilita um ser de qualidades morais infinitas. Por isso, cuidar, é antes de mais nada, o conceito mais claro do amor. O amor universal, prova concreta das virtudes humanas. Essa conduta nos revela uma faceta que a moderna sociedade capitalista prefere não cultivar. A construção da realidade humana firma-se no "cuidado do ser", ou seja, a relação que nos identifica como pessoas que trabalham pela preservação da vida como um todo. O cuidado não está resumido apenas a uma concepção individualista, o objeto material. Mas, sobretudo, o cultivo do amor.



Trabalho Como Meio Reformador



Entendemos a eficácia do saber ético na construção de uma sociedade mais justa. Boff ressalta a primazia dos valores morais como mecanismo de formação dos povos ao longo da humanidade. A ciência da moral, deve ser proposta e inserida, como "Modus Operante" do ser-social. Na cultura indígena o trabalho é sempre instrumento de colorário e disciplina na estrutura tribal. Existe uma sincera e estreita ligação com os elementos naturais, o que proporciona uma melhor dimensão sobre o meio ambiente. Esta ligação fisiológica alimenta um senso de responsabilidade vital a essência da vida. O respeito, a preservação, o cultivo, todas características da harmonia ideal entre os homens, é muito bem definida entre os índios.

Desta forma, pode-se estabelecer uma relação universal entre o objeto-ser, como ser-objeto do evolucionismo "sócio-natural", dando vazão lógica ao funcionamento dos organismos universais.



Efetivação do Trabalho



Um analista colombiano chamado Luiz Carlos Restrepo, diz que o mito heróico do conquistador, serviu como sustentação ideológica de dominação cultural através da história. O arquétipo do grande guerreiro, dominador em potencial de seus territórios anexados, efetiva a força e o despotismo como recurso estrutural de se posicionar como um ser superior. Nós, evidentemente, somos herdeiros de Caio Júlio César, imperador romano célebre por constituir Roma como o maior império do Ocidente. Derrubemos estes mitos hipócritas.

Tomando as palavras de Leonardo Boff:

" Há algo nos seres humanos que não se encontra nas máquinas, surgido há milhões de anos no processo evolutivo quando emergiram os mamíferos, dentro de cuja espécie nos inscrevemos: o sentimento, a capacidade de emocionar-se, de envolver-se, de afetar e de sentir-se afetado".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui