Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50657)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CONSCIÊNCIA??? -- 22/04/2005 - 18:07 (Raimundo Lindoberto Fernandes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como chamam aquele que tem o hábito de sempre confiar no próximo?

Aquele que fica de cabelos brancos acreditando que o mecànico, eletricista, eletrotécnico, pedreiro e etc, são pessoas de bem, pessoas que por fazer um vínculo de amizade não vão lhe enganar, fazer de você um imbecil?

Pois bem,
Agora sendo um pouco cético, percebo que não existe o bem e o mal e sim uma única vertente, um único ser que gerado, ao nascer não sai com uma placa em sua testa, -esse vai ser bom; -esse vai ser mal.
O homem é moldado pela identidade social, ele tem um poder de adaptação tão veloz que absorve rapidamente tudo que está ao seu redor, logo assim, o homem bom é aquele que tem consciência dos seus atos e assim passa agir de acordo com os preceitos morais e sociais de um povo.
Já o ignorante, ou seja, o ser inconsciênte dos efeitos ocorridos em razão das causas praticadas, esse passa a ser o homem mal da história em virtude do grupo em que vive na sociedade.

Embora existam possibilidades de converter esse belzebu ao lado bom da história, mas para que isso ocorra é preciso que sua mente não esteja deplorada ou seu estado emocional seja possível de se recuperar, pois se investido de educação macissa, o homem mal transforma-se, graças ao seu já mencionado, poder de adaptação.

Logo, é negável que o homem tenha capacidade nata de ser bom ou mal, mas que a educação passada para ele pelos pais e todo o grupo social que o circunda é quem vai determinar se o homem vai ser bom ou mal para o convivio em sociedade, haja visto que consciência é muito difícil de ser adquirida sem uma base enraizada nos preceitos morais, éticos e sociais que norteiam um povo.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui