Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ENTREVISTA - ADRIANA FALA SOBRE WEBICISMO -- 07/10/2003 - 21:05 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Webicismo acrescenta conteúdo e colorido à Usina de Letras

"Professora idealista, amante do ensino e de seus fedelhos, assim como eu, Adriana Ruella não cessa de berrar ao mundo internáutico esse seu penhor por ensinar... Se berrar é um termo forte? Claro! Mas que outro poderia eu usar, para definir a garra tão firme dessa esfusiante professorinha de Curitiba, refugiada em terras do Abaeté? Nossa Drica berra... Berra, sim... Como a criança birrenta que jamais arreda o pé, antes de conseguir aquilo que quer. Por Adriana, eu tenho esperança num futuro melhor para os nossos jovens e para um Brasil mais decente. Por quê? Pergunta à WEB!!!

MILENE ARDER"

Apresentada por Milene, a professora Adriana Luz Ruella é nossa entrevistada desta edição. Fala sobre o Movimento Webicista, iniciativa que areja, promove e engrandece a Usina de Letras.



CLÉSIO - Qual a origem do Movimento Webicista? Quais seus objetivos?

ADRIANA - O termo Webicismo surgiu numas das madrugadas em que eu havia perdido o sono. Lembrava-me do que as meninas e eu conversáramos no QA na noite anterior. E, de lembranças em lembranças, cheguei a algumas décadas passadas. Eu, que fui criança na década de 70, adolescente nos anos 80, sempre apaixonada pelos livros e correntes literárias, jamais poderia imaginar que, um dia, eu escreveria um texto e, segundos depois de sua publicação, ele estaria sendo lido por pessoas de diversas localidades. É o que acontece nesta época em que vivemos. Todos nós fazemos parte desse mundo WEB . Estamos realmente na era dos computadores... E eles não substituíram os livros, como muitos profetizavam, mas trouxeram mais rapidez, mais eficácia, maiores possibilidades... Entretanto, eu só fui tomar consciência de que eu também fazia parte dessa corrente WEB, por incrível que pareça, depois que comecei a ler alguns textos daqueles críticos de plantão, dizendo que a Usina e o QA tinham virado um programa de HEBES... Quase todos os dias, havia publicações a respeito de uma de nossas conversas, de um de nossos textos, todas satirizando... Comentei com as meninas naquela noite e a Milene disse Web? ops, HEBE? ... E a brincadeira começou: viva a Webe! , chame a Webe! ... Durante a madrugada, então, uma luz se acendeu e eu escrevi o manifesto: Amigas, está lançado o WEBICISMO...

CLÉSIO - E quanto aos requisitos para tornar-se integrante?

ADRIANA - Pois é...É como já disse, todos nós já fazemos parte desse mundo WEB ... Porém, o termo WEBICISTA vai um pouco além... Como esse movimento nasceu de reuniões entre mulheres, creio que ele tenha vindo para dar um colorido especial à Usina e a outros sites por aí... E ainda: penso que seja mais do que um indício da importância das mulheres no mundo (mesmo virtual) das letras. Nunca existiu um movimento na história da Literatura que tenha sido criado essencialmente por mulheres. Na verdade, o webicismo é inovador por isso, porque parte da livre expressão das palavras, da rapidez com que elas fluem. São encontros literários ou não onde tudo é discutido e, partindo dessas discussões, vêm as produções... E, aquelas que são publicadas, muitas vezes, servirão de motivos ou inspiração para outras reuniões e outras publicações. Pelo fato de ter nascido informalmente, o webicismo nos faz sentir plenamente livres para criar, inovar, inventar palavras, termos... E muitos nasceram no próprio QA, entre brincadeiras com os erros que cometíamos sem querer, sob a ânsia de escrever rapidamente e, ainda ter tempo de ler o que as outras escreviam...E foi num desses momentos que Milene e eu conversamos sobre a idéia de lançarmos um livro de neologismos... É claro que isso também foi dito sob o calor do QA, mas, tanto eu quanto ela, levamos a sério (ainda que brincando). Milene publicou alguns textos exercitando o webicismo em que amarrava as nossas conversas anteriores, dando coesão e transformando-as no que chamou de colcha de retalhos... E eu publiquei outros, algo como glossários, explicando o que significava cada neologismo empregado por nós... E foi um sucesso, tivemos nossas caixas de mensagens atravancadas de tantos e-mails que recebemos. Algumas pessoas elogiavam, outras queriam saber do que se tratava... Portanto, os requisitos básicos para ser um integrante do WEBICISMO são: usar e abusar da criatividade; não ter medo de ousar; ter senso de humor; saber transformar uma situação adversa em algo positivo; saber falar sobre assuntos sérios, mas também sobre sentimentos (sem a vergonha de parecer piegas), sobre assuntos importantes e outros triviais... e, principalmente, procurar ser feliz fazendo aquilo que mais sabemos: escrever...

CLÉSIO - Cite um perfil (ou mais) que nunca se encaixaria no webicismo.

ADRIANA - Ah!!! Com certeza, alguém que não saiba respeitar os espaços... Esse é o pior... Os outros entraves seriam: alguém que não tenha senso de humor; alguém que tenha vergonha de expressar seus sentimentos... E, logicamente, alguém que não goste de ler ou escrever... rsrs... No mais, é só chegar...

CLÉSIO - A repercussão do webicismo é altamente positiva. Mas nem tudo é perfeito. Quais são as pedras no caminho? Como são tratadas? São removidas ou ignoradas?

ADRIANA - As pedras no caminho? Passamos por cima de todas, e de salto alto!... Sem perdermos o bom-humor... (ops, eu disse salto alto? Precisamos avisar o Guima e o Domingos...rs)!

CLÉSIO - O webicismo faz que análise do momento atual da Usina de Letras?

ADRIANA - Bem, aqui eu acho que vai uma opinião pessoal. Não sei se esta é a opinião das outras meninas, do Domingos, ou ainda do Guima... Eu sou muito grata à Usina. Lá eu pude exercitar uma das coisas de que mais gosto: escrever... E, através dos meus textos, consegui tocar de algum modo as pessoas... Recebo sempre e-mails de adultos ou adolescentes dizendo que gostam do que escrevo. Por isso, sinto-me chateada quando vejo algumas pessoas descaracterizando a Usina. Costumo recomendar o site a alguns alunos e sei de muitos que buscam textos por lá, que fazem pesquisas... Por isso, também, não gostei daquele episódio recente e cheguei a escrever ao Sr. Waldomiro solicitando providências. Não era questão de puritanismo ou censura, era apenas uma solicitação de alguém que acredita na Usina, de alguém que tem o maior carinho e respeito pelo site e pelas pessoas. Brincar é bom, mas respeito em primeiro lugar... Sempre!

CLÉSIO - Pessoas importantes elogiam a presença feminina no Quadro de Avisos e a fundação do Movimento Webicista. É a compensação a eventuais implicantes, adversários ferrenhos de tudo que seja bom para a Usina de Letras?

ADRIANA - Na verdade, é uma recompensa à criatividade, às inovações... Os críticos não nos importam... E, apesar de ser um neologismo derivado de um termo estrangeiro, o webicismo tem princípios totalmente brasileiros, nacionais... É aquela história do ser criativo diante das adversidades, rir dos próprios problemas... Quanto à presença feminina...Bem, o webicismo foi criado por mulheres, mas está aberto a todos; haja vista a participação de Guima e Domingos... Agora, eu sou suspeita para falar, mas sabemos que onde há mulher, tudo fica mais colorido... As mulheres possuem uma coisa que poucos homens têm: ao mesmo tempo em que estão falando de livros, de poesias, de política ou de problemas sociais, elas conseguem falar de si mesmas, dos filhos, dos namorados, maridos, dos sentimentos, e até de receitas de bolo...rsrs. Tudo sem perder a sintonia. Essa miscelânea traz um colorido maior...

CLÉSIO - Se o escritor Domingos Oliveira Medeiros é Patrono, significa que o Movimento é positivo. Que palavras tem a dirigir a ele, ao nosso amigo, escritor e editor José Guimarães Machado e ao administrador da Usina, Waldomiro Guimarães Júnior?

ADRIANA - Bem, ao Domingos, eu só vou repetir o que digo freqüentemente... Que sou sua fã, leio tudo o que ele escreve e que o fato de ter se manifestado em favor do movimento só veio ratificar tudo o que penso a seu respeito: uma pessoa que sabe ser séria quando tem de ser, e mais descontraída quando é o momento. Além de sua grande competência e arte com as palavras, o Domingos sabe valorizar os que se aventuram neste mundo das letras... O Webicismo não poderia ter tido um patrono melhor... Ao Guima, eu quero agradecer pela minha inclusão na Antologia e igualmente por ele ter se manifestado em relação ao movimento. O Guima é outro que eu acompanho sempre, leio também, tudo o que escreve. Eu diria que ele é a personalidade do movimento, com seu bom-humor constante; sua visão e mentes sempre abertas às pessoas, à criatividade, à liberdade de expressão... Ele é realmente VIP... Ao Sr. Waldomiro, eu quero dar os parabéns pela criação da Usina. Imagino o quanto ele deve ter se empenhado neste projeto, um site que proporciona a todos os escritores o livre exercício de suas idéias. E, como integrante deste mundo virtual, porém real, só gostaria de lhe pedir que não permitisse os abusos... Somos seres humanos atrás das telas do computador. Somos todos falhos, mas merecemos respeito. Liberdade de expressão não é o mesmo que invasões, falta de respeito às outras expressões, às nações, às idéias... A Usina tem um alcance muito grande e, por isso mesmo, existem pessoas que se esquecem de que fazemos parte também de um mundo real, de que não somos máquinas... Essas pessoas procuram, então, descaracterizar o site, fazê-lo cair em descrédito... Só têm essa intenção, mais nada. Se o Sr. Waldomiro conseguir perceber isso e, mesmo assim, permitir, é porque não se preocupa tanto com o que a Usina possa vir a se transformar... Então, não está mais aqui quem falou, ou melhor, redigiu... (leu-se redigiu? Puff!)...

CLÉSIO - Mais 10 linhas para falar, sem papas na língua.

ADRIANA - Hum, Clésio, apenas dez linhas para falar sem papas na língua? Missão quase impossível! Para me expressar sem me preocupar com as papas ou com os calos nos dedos , preciso de, no mínimo, dez páginas... rsrs (Ih!... lá se foram algumas linhas...). Bem, eu quero agradecer a você pelo espaço e dizer que me senti muito honrada por ter sido mais uma das entrevistadas da hpTCHÊ... Sou uma leitora assídua do site, e por isso, quero também lhe parabenizar pela qualidade da página e pelos textos publicados. Por fim, quero convidá-lo a fazer parte do nosso grupo. Tenho certeza de que as outras meninas irão aprovar! Quero ainda citar aqui as meninas de quem não falei, as amigas webicistas: Patrícia, Maria do Socorro, Malu, Rose e todas as outras que virão a participar do nosso movimento... Todas nós somos presidentes do Webicismo, temos estilos, vidas e muitos pensamentos divergentes. Porém, sabemos respeitar e separar bem quaisquer questões que nos pareçam contrárias... Por isso, somos amigas, por isso somos pioneiras do movimento, por isso estamos juntas... Como disse a Milene, um dia dominaremos o mundo!! Alguém duvida? E olhe que pode ser logo, pois um dos nossos princípios é exatamente este: tudo urge! rsr.... Um grande abraço a você.

Adriana Luz Ruella, (respondendo por e-mail)

Da WWW.CLESIO.NET
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui