Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Lá para a quinta da Dona Xarrinha... -- 14/04/2005 - 14:37 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho saudades daquela senhora dondoca, estilo beata profana que reside para os lados de Talmela, uma região Moura, em Portugal!Lembrei-me desta douta lady, quando entrei na Parfois para comprar uma simples camisa de noite branca, bordadinha e até com um decote inocentemente malandro!Isto porque a querida Ténocas apesar da entrada da idade, carpia um corpo de meter inveja até a um Santo!Entre rezas e Santo António do Carmelo, comprava as suas lingeries para se defender do diabo...claro usava as mesmas armas:Lascívia!Tudo para afugentá-lo, claro!Pois até dormia em camas separadas do seu sapiente esposo, engenheiro de petróleo...tudo para honrar a pureza da Virgem Mania...um verdadeiro delírio aquele casal devoto!Ele espreitava pelo seu óculo inteligente e sorria de enfado, troça,birra...de inteligência até, sem forças para tanto enleio da Ténocas...ela nas suas cores vermelhas e bronzeadas, de fio quase dental desafiava qualquer confessionário, mesmo fora de prazo!Foi então, que por entre óperas e operetas decidiu convidar-nos para a sua quinta mansão por quinze dias, com direito a cão rabino, estridente, denominado Mike, a quem ela chamava espontaneamente:Miquinho...ora ninguém gosta que lhe chame outro nome, mesmo irracional que seja, daí que o cão anão ladrasse até doer, mas ela, nem se dava conta desta "petite gaffe"!Entre arroz doce e petiscos variados, não seja a Ténocas uma leoa...vivemos barrigadas de riso...mas o caro Altininho já não achava brincadeira...e definhava de horrores, pois ela só o queria para ela...era chá, bolinhos à noite..livrinho, sabonete debaixo da almofadinha,lençol de cetim, sob o crucifixo de Jesus Cristo, abismado por tanta ternura dos cinquenta!!!E o Engenhocas a ver tudo...com o seu sorriso cínico, estilo, vou ver o que isto dá!O Altininho bem tentou compor as honras, e falava da Bíblia e da palavra de Deus...e Ténocas, como saída de um livro de actores perfeitos, assentava com a cabecinha doida de tanta paixão...a Nosso Senhor!E Falava de Santa Teresinha..depois de me ter mostrado a lingerie muito em segredo, naquela tarde...eu via tudo, porém ainda acreditava que podia estar a precisar de óculos..talvez uma miopia galopante!?À noite gargalhava...no meu quartinho, contíguo ao de Altino que pedia clemência pois estava a ser brutalmente assediado...por favor maninha, vamos embora, inventa que tens uma palestra e vamos arriba...até porque o Pinguim já fez muitas asneiras por aqui(estilo pór o Miquinho a fazer xixi nas cortinas,atirar o boné do Boss do Gasóleo pela janela,pór-se nu ao sol...coisas inofensivas...)se não"Eu fujo de noite!"Com esta eu rebentava...e pedia-lhe calma, pois até gostava da Ténocas, era uma solitária, carente, cheia de amor para dar!Muito prendada, dada, carinhosa...vê lá o lado positivo Altininho!E mais um dia...e outro, até que chegou o dia da explosão total:Ténocas levou o Tininho para a Serra, entusiasmada com a sua intimidade,mete primeira e segunda e o carro aqueceu consoante o ambiente.Quase no cume da Serra, o carro gripou-se...só fumo e eles ali sós!Altino com receio da explosão, pensando que estava a ser escaldado e apertado,exigiu que ela chamasse o reboque imediatamente!Que não se preocupasse, pois podiam aproveitar aquele entretanto...-Nem pensar, não há tesão que aguente...vamos saír senão ainda viramos churrasco!Ligou para o meu telemóvel, quase sem voz:-please, se queres que eu viva, vamos mesmo hoje embora!-Calma, o pior será o engenhocas...e lá fui com o Pinguim para a quinta da Xarrinha.A música estava nas maiores alturas, a soprano gritava as notas com grande sofreguidão...e já estava tudo esclarecido..acontece aos melhores!Altininho olhava-me com vontade de zarpar..e eu desviava o olhar, acreditando que tudo aconteceu por acontecer...tal era a candura da Ténocas!Agendámos uma ida ao Zoológico...Altininho foi sempre agarrado a mim...mas Ténocas desafiava-o, insolente, atrevida, estilo caçoilita desenfreada...decidi então arrematar aquele sufoco de Altino, dizendo que tinhamos de vir embora...apesar do olhar entristecido de Ténocas, vislumbrei uma matreirice no seu piscar...e enquanto fazia a minha mala, ela foi mostrar a sua suite a Altino...tinha lá uns azulejos...pintados à mão quentinha...e lá viemos rumo ao Norte, com Altino com ar de vómito...mas aliviado...porque com aquela Sibila só voltaria a querer estar por carta!Era uma sibila egoísta e pessimista...e amaldiçoou o destino de Altininho...pese embora a sua dedicada vontade e amor a Jesus(fidedigno, garanto-vos!)...são as provações divinas!

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui