Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Minha família, meus problemas- Marcela Melo -- 09/04/2005 - 17:07 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
: Minha Família, Meus Problemas, Será?
Por: Marcela Melo Min

Engraçado!!! Crescemos na maioria das vezes, ouvindo que a família é a única Instituição criada por Deus. E num dado momento, mais cedo ou mais tarde, nos perguntamos: - Ora, se Deus é perfeito, santo, paz, amor e alegria, por que tantas famílias, que deveriam ser instituições de paz, amor, carinho, fraternidade, são na maioria das vezes o foco dos nossos maiores problemas?

No filme "Casamento Grego", podemos ver claramente isso. A personagem principal, cuja característica apresentada é totalmente inversa à de sua família, se vê numa enroscada quando tem que apresentar o primeiro e único namorado à parentela que é totalmente unida, mas, possui seus traços que para ela nada condizem com sua realidade de vida. Pessoas escandalosas, desequilibradas, um tanto quanto loucas talvez.

Quem nunca passou uma situação semelhante? Somos seres humanos, e temos neuroses ; e isso já foi comprovado pelo Ministério da Saúde. Mas mesmo assim, não admitimos, não acreditamos, e seria interessante cuidarmos disso, e o quanto antes melhor!

O interessante de toda essa história, é que somos capazes de compreender, dar conselhos, e até mesmo ajudar pessoas com problemas semelhantes, mas alheios aos nossos, e quando chega nossa vez, tudo se desmorona! E vem sempre aquela perguntinha: O que fazer??

O problema certamente está em querer se ajudar e isso só depende de você cara amiga! ( ou amigo)
O grande golpe de mestre, é se desligar de todas as dependências e Co- dependências que muitas vezes carregamos das nossas famílias e não queremos nos desprender. Muitas vezes nem nos damos conta disso. E inconscientemente tudo isso vira parte de nós. Ficam enraizados!

O ideal é nos conscientizar que cada ser humano é único no mundo e a nossa felicidade é individual! Não devemos, aliás, não podemos depender do outro para ser feliz, mas sim e somente de nós mesmos. De nos querer bem, nos amar incondicionalmente e nos permitir ou até mesmo nos obrigar a nos fazer felizes!

Sim!!! Isso é possível e temos esse direito!!!!

Outro cuidado importante é não sair de toda essa guerra e levar todas as neuroses familiares e problemas criados ao longo dos anos para os nossos relacionamentos futuros ou para nossa vida pessoal, pois como falamos, somos únicos, e encontraremos, claro, se quisermos, nossa maneira saudável e equilibrada de viver, se quisermos.

É óbvio que existem famílias ótimas, lares quase perfeitos, verdadeiros portos seguros, onde se pode viver equilibradamente, ter paz e muita alegria. Mas qual é o segredo dessas famílias?

Acompanhamos alguns casos de perto e notamos que 90% dessas famílias, ou mais, vem de casamentos baseados em sinceridade, amor, cumplicidade. A criação dos filhos é feita a dois mesmo. O Casal assume a posição de um só. Ambos participam de tudo e em tudo estão unidos na mesma opinião cedendo e compreendendo. Não existe competitividade em nenhum àngulo. São relacionamentos desenvolvidos à base de conversas, diálogos abertos, carinho, troca, e apoio mútuo..

Existem sim, os problemas, afinal de contas, nunca viveremos sem eles, mas acredite: Podemos viver com nossos problemas do dia a dia sem deixar que ele nos domine e domine o nosso " Home sweet home" !

Vamos nos permitir ser felizes em nossas próprias casas, com nossas famílias, deixando que os problemas venham sim. Vamos ajudar, compartilhar, mas nunca deixar que eles nos dominem, pois somos, cada um nesse universo, responsável pela nossa própria felicidade e temos o direito de achá-la, onde quer que ela esteja!
Deixemos que a paz, o amor e a compreensão sejam bases sólidas para nosso relacionamento familiar hoje e sempre, Boa Sorte!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui