Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62241 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Origens dos Patins ( Corrigido ) -- 02/04/2005 - 15:07 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Origens dos Patins

O dicionário define patins como : " calçados com a sola munida de uma làmina vertical para deslizar no gelo , ou , de quatro rodinhas para rolar sobre pavimento liso . "
Mas , para mim , os patins vão além desta definição . Eles são uma extensão da alma livre , pois dão a sensação de que o corpo pode voar .
A primeira vez , que vi um par de patins foi quando eu tinha 4 anos , pela televisão , na apresentação de um balé no gelo .
Logo pensei :
- Que esporte lindo !
- Mas , deve ser muito difícil para aprende - lo !
- Mesmo assim eu gostaria de aprender ...
- O problema é que acho que , no Brasil , não existe pista de gelo ...
Um ano depois , em 1979 , apareceu num programa de televisão , uma banda adolescente , que cantava em cima de patins , chamada : A Patotinha . Foi a primeira vez que vi patins de quatro rodinhas para rolar sobre pavimento liso .
Então , começou a febre de patins na cidade em que eu morava , Curitiba . Meu primo tinha um par destes . Mas , ninguém me deixava andar de patins , por causa da minha tenra idade .
Alguns anos se passaram e a moda dos patins desapareceu .
Em 1985 , meu pai foi transferido para Brasília e nos pátios desta cidade , tive uma surpresa :
- As pessoas praticavam a patinação nas ruas , com patins de quatro rodinhas .
Em 1986 , passei as férias de dezembro em Curitiba e visitei minha tia . Naquela visita , ela perguntou :
- Você gostaria de ganhar um par de patins usados ?
Então , eu respondi :
- Sim , é tudo o que eu quero !
Após dizer isto , ela me deu um par de patins com quatro rodinhas .
Em fevereiro de 1987 , voltei para Brasília e resolvi praticar a patinação nas ruas .
Primeiro , pratiquei com um par só no pé esquerdo , depois treinei só com um par no pé direito . Após algum tempo , coloquei os patins nos dois pés e sai patinando .
Naquela época , eu tinha muita curiosidade em saber qual era a origem dos patins . Na mesma quadra , morava Isabel , uma simpática professora de História .
Um certo dia , encontrei esta mestra e perguntei :
- A senhora sabe em que época os patins foram criados ?
Assim , ela respondeu :
- Os patins são muito antigos . Eles são usados desde o antigo Egito .
Então , eu disse :
- Desde o antigo Egito ?
- Isto é sério ?
- Como surgiu ?
Deste jeito , ela continuou :
- Estes antigos patins eram feitos de madeira , em quatro rodas , para se andar no solo .
- Mas , eles eram usados , somente , em rituais sagrados .
- Uma sacerdotisa vestida de pássaro usava os patins para simular o vóo .
- Arqueólogos descobriram isto através de escavações e pesquisas , no final do século dezenove .
- Em 1750 , um ator belga , chamado Josef Merlin construiu um patins sem freios , para a sua aparição como ator numa peça de teatro . Mas , no espetáculo o pobre se acidentou .
- No começo do século vinte , os patins voltaram com força total no circo , em suas atrações circenses .
- Foram nos anos cinquenta que o uso dos patins , por pessoas comuns , se tornou popular .
Após ouvir esta história toda sobre a origem dos patins , fiquei encantada . Então , pensei :
- Deve ser por causa desta magia toda , que sinto a sensação de que sou um pássaro , quando ando de patins .
Meus patins daquela época , se arrebentaram em 1988 , bem quando voltei a morar em Curitiba .
Em 2003 , procurei patins de quatro rodas para comprar , mas não encontrei . Apenas , achei " rollers " , porém não tive interesse em compra - los . Acabei ficando com um tênis , que tem duas rodinhas embutidas . Mas , tenho certeza de que nada substituirá aqueles velhos patins que ganhei nos anos oitenta .

Luciana do Rocio Mallon .


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui