Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->História da vovó -- 01/04/2005 - 11:28 (Thales Rodrigues Maia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Montanha Encantada


A Sra. Maria José Dupré escreveu vários livros para crianças, com um estilo extremamente agradável, simples e cativante. Quando meus filhos eram pequenos, toda noite, sentada à beira de suas camas, ia lendo até que adormecessem. E toda a coleção foi por mim, lida e relida, por três vezes: para o Rodrigo e o Lúcio, para o Sávio e o Cássio e para o Saulo. É difícil dizer de qual estória gostamos mais. Só uma é mais triste: "O Cachorrinho Samba na Bahia", onde é narrada a Guerra dos Canudos. A escritora soube, com maestria, direcionar o relato do triste episódio para o pequeno leitor, mesmo assim há passagens que dão para emocionar.
Um dos livros dela me levou de volta à infància. Toda a estória se passa numa cidade de anões, situada debaixo da terra. São príncipes e princesas, que ali vivem e o portal da pequenina cidade é uma grande pedra, que fica relativamente próxima à fazenda, onde as crianças passam as férias.
Como já morei numa fazenda, quando criança, pelo menos na imaginação, vivi as situações das crianças/personagens do livro "A Montanha Encantada".
Bem perto da casa de meus avós, havia uma elevação no terreno, que para nós equivalia a uma montanha. E lá havia muitas pedras escuras. De longe, observávamos aquelas pedras e vinha à nossa cabecinha, que ali viviam pequeninas princesas, príncipes e até fadas.
Para não quebrar aquela magia, nunca fomos até às pedreiras. Seria uma invasão de domicílio, impedindo que o encantamento perpetuasse...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui