Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Senhor vai ter que impermeabilizar as paredes -- 17/12/2007 - 03:52 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por muitos anos, trabalhei no ramo de estivas, com sacarias, produtos industrializados e uma enorme diversidade de enlatados. Todas as mercadorias eram rotuladas e embaladas pelo fabricante, de acordo com as normas da Saúde Pública.
Eu era recém chegado do interior. Embora já houvesse trabalhado em cidades grandes,acabara de transferir minha firma de Guaraí, em Goiás, para Belém do Pará.
Cidade grande, problemas também grandes. Foi o que aconteceu em Belém, depois de receber a visita de um fiscal da Saúde Pública.
- O senhor vai ter que impermeabilizar as paredes e colocar estrado em toda extensão do piso. As mercadorias não podem ficar em contato com a umidade.
Julguei a medida desnecessária, mas ordens são ordens. Procurei uma madeireira, comprei tábuas e barrotes, contratei um carpinteiro num final de semana e na segunda-feira toda mercadoria já estava sobre os estrados. Naquele mesmo dia, o fiscal voltou e me deu quarenta e oito horas para que mandasse impermeabilizar as paredes, senão, lacraria as portas de meu estabelecimento. Na terça-feira cedinho chamei minha secretária e avisei. Vou à Secretaria de Saúde Pública, se até as quatorze horas não retornar, você deve ligar para o número xis... E lhe passei o telefone de Quinel. Sai desorientado, perguntando a mim mesmo. Por que tanta barreira? Por que tanta perseguição ao homem honesto? Bem dizia Rui Barbosa: “Cresce a injustiça, agigantam-se os poderes dos maus...”
Na Secretaria de Saúde, recebi uma senha. Esperei duas longas horas até chegar a minha vez de entrar na sala do Secretário.
- Que o trouxe aqui?
- Vim tratar de uma autuação contra a firma tal...
- O senhor é o dono?
- Sou.
O Secretário abriu a gaveta do birô, puxou um pacote de documentos entre os quais se encontrava o processo contra minha empresa. Leu todas as minhas obrigações, todas as providências que deveria tomar e o parecer do agente fiscal, propondo o fechamento, caso não fossem cumpridas as exigências da fiscalização. Naquele momento, não sei que poder se apoderou de mim. Bati em meu pulso e exclamei: Dr. O sangue que corre nessas veias é de homem honesto, mas é o mesmo que corre nos assaltantes da Estrada Nova e do Cais do Porto. Pode ser que estejam lá por opção, mas prefiro acreditar que foram empurrados pela sociedade em circunstâncias semelhantes a esta que estou vivendo agora. Vim para esta cidade para trabalhar, crescer e ajudar a cidade, pago todos os impostos e sou um intermediário entre o produtor e o consumidor. Sou útil à sociedade ao exercer uma atividade comercial, mas não estou isento de amanhã ficar ao lado daqueles com quem jamais imaginei estar.
Acredito que aumentei o tom de voz, porque senti uma mão sobre meu ombro e ao olhar de soslaio percebi que se tratava de um policial pronto para agir, se fosse necessário. Eu também estava pronto, esperando alguma reação. Ficamos parados por alguns segundos. O chefe relaxou. Pegou o processo e rasgou em quatro partes.
- Volte! Vá trabalhar. Não vou lhe mandar para a Estrada Nova nem para o Cais do Porto. Garanto que ninguém mais vai lhe incomodar.

SILVA, Francisco de Assis; LIMA,Adalberto. O Brasil nosso de cada dia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui