Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Conselho de Pescador -- 14/03/2005 - 21:18 (J. Ruy) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Certo dia eu levava um casal de turistas de Fortaleza pela praia até Canoa Quebrada.

No caminho, após já termos percorrido mais de 80 kms de praias , dunas e avistado vários locais que são verdadeiros cartões postais, parei a Land Rover em uma barraca a beira mar.

O casal era só felicidade. Quando sentamos na mesa da barraca um senhor se aproximou para nos servir, pedimos o que aqui no Ceará se chama " trio" ( um prato com peixe, camarão e lagosta).
Como estava dirigindo pedi um suco e o casal uma cerveja.

Enquanto esperávamos pela comida, e sendo um dia de semana, tanto a barraca como a praia, apesar de situada em um local paradisíaco, estavam desertas.
O Sr. que servia na barraca, mas também é pescador, sentou-se num banco que ficava próximo a nossa mesa.

O turista vamos chamá-lo assim , pois não pedi licença para identificá-lo,
perguntou ao pescador, como era a vida ali ?
A resposta veio com uma pergunta - como é a vida de onde o Sr. vem? O turista disse ao Sr. - não é essa moleza, lá se corre o dia todo, ando de terno e não tenho tempo pra nada.

O pescador então contou- nos a seguinte estória:
sabe doutor eu também já morei quando jovem em um lugar esquisito : todo mundo andava bem que depressa, todo dia eu via eles fazendo uma casa por cima da outra e chamavam aquilo de edifício, eu nunca achei fácil mesmo fazer casa em cima de casa, por isso não estranhei o nome que deram praquilo lá.

Aqui, como o doutor pode ver, nossas casas tem só a altura pra gente ficar dentro, e como a gente não precisa daquela coisera toda pra viver, nossa calçada é a praia e nossa avenida é o mar, nosso carro a jangada e o motor da jangada é a vela, o combustível - é o vento. .

Viste então doutor porque voltei tão logo? - vi que ali não era pro meu bico, agora doutor se mal lhe pergunto se o Sr. vê isto também, porque não muda praqui ? Diante da pergunta do pescador o turista sorriu e disse: vou pensar no assunto, e o pescador que era simples, mais bom observador disse de pronto ao turista.

- não pense não doutor, coisa pensada não presta, o pensamento não deixa o coração agir.

A conversa parou ali, pois a comida estava pronta e o Sr. foi apanhá-la, serviu- nos e foi até sua jangada, que estava na praia a poucos metros da barraca.

A comida estava, como sempre, fantástica.

O casal se deliciou, e se eu não tivesse alertado que ainda havia muito o que conhecer, acho que, ficariam pra ouvir mais o pescador. Ao despedirmos para seguir nosso passeio o turista brincou com o pescador

- vou pensar em mudar pra cá e novamente ouviu o conselho:

pense não, faça o que o coração mandar doutor.


J. Ruy

http://www.tripdaareia.com.br/recomendados/travessia_listagem.php3


Obras Físicas Publicadas:

É Preciso Saber Viver

Superando Obstáculos. Há um novo caminho.

Estande na Bienal:Noite de Autógrafos 18/03/2006 as 19:00 hs
Editora Tecmedd - Selo Novo Conceito localizado na AV.04 - RUAS F/G
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui