Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Feijão com macarrão -- 02/01/2000 - 10:05 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Conversando com amigos outro dia descobrimos alguns gostos fora do padrão. Um deles, mais honesto e sincero, revelou logo que não resistia a um bom feijão com macarrão. Pois fora este justamente o exemplo de combinação inaceitável dado por uma das participantes. Outro logo explicou que isto era um resquício de comportamento do longínquo Colégio Militar no qual havia estudado o amante daquela combinação. Tem certos comportamentos que ficam entranhados, principalmente os adquiridos no colégio militar. Melhor assim, ele que é um democrata e pacifista adquiriu o gosto pelo feijão com macarrão em lugar do fascínio pelo comando e pela ordem unida. Espero que os comandantes não descubram sob pena de grande frustração.

Esta conversa surgiu da lembrança de uma outra amiga que numa festa em que foi servida uma excelente massa caseira, acabou misturando o molho pesto de manjericão com molho de tomate, com evidente prejuízo para ambos. Um dos convivas, que havia preparado o molho de manjericão com todo o esmero, não se conteve. O pior é que a moça nem constrangida ficou e deve ainda estar misturando os molhos. Como se diz, também deve andar com as orelhas vermelhas, mercê de nossa maledicência.

Naturalmente estávamos naquela etapa dos almoços em que o besteirol corre solto, sem censura nem controle, permitindo inclusive misturar feijão com macarrão. De minha parte, adoto a posição da piada antiga segundo a qual sopa e cabelos loiros são ótimos, desde que separados. Já ao se pronunciar a combinação vê-se que há algo errado. Se não soa bem aos ouvidos, não há de alegrar ao paladar. Bem, há quem goste e sempre vale lembrar que gosto não se discute. Mas se critica.

Isto ocorre em qualquer almoço familiar ou entre amigos. Não distingue credo, posição social ou partido político. Após um bom almoço, se o pessoal não vai para o sofá assistir ao Faustão, se resiste e permanece ao ar livre, o besteirol é inevitável. Duro é ouvir e falar besteiras sem beber. Mas posso afirmar que é possível. Eu próprio, posso ouvir inúmeras e falar outras tantas besteiras embalado apenas com Coca Ligth.

Aos poucos o pessoal vai cedendo e confessando combinações estranhas, fazendo o feijão com macarrão parecer iguaria da cozinha francesa. Para aliviar a consciência geral, vale lembrar que todos temos preferências muitas vezes inconfessáveis. chuchu, por exemplo. Nunca vi ninguém dizer que gosta, mas continua sendo vendido em todo lugar. Alguém deve comer esta chuchuzada toda. E não vá tirando conclusões sobre os meus amigos. Seria injusto e prematuro. Antes, reflita um pouco e veja o que você mesmo andou fazendo no dia vinte e cinco. Confesse que você andou colocando fios de ovos na salada de batata. Mas não se culpe nem se martirize. Ninguém está livre de cometer alguma besteira destas e acabar gostando.

Salada de batata com farofa, por exemplo. Há quem goste.


Escrito em 28.12.1999


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui