Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140822)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A LITERATURA E A TELEVISÃO -- 15/11/2002 - 14:41 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A televisão, todos nós sabemos, poderia nos oferecer mais em qualidade, bom gosto e criatividade. A informação é, talvez, a função que esse veículo cumpre com mais eficiência, se considerarmos a tv a cabo. A função de divertir ela cumpre, se não formos muito exigentes: os filmes são repetidos incansavelmente, os “reality shows” grassam impiedosamente, inviabilizando muitos horários e as novelas, ah, as novelas...

A cultura, não raro, é colocada em segundo plano: as nossas raízes, as nossas tradições, o nosso folclore, as nossas letras, recebem pouco espaço e atenção ou quase nada. É verdade que já temos canais como Futura, senac, cultura, cultura e arte, mas quase todos eles estão na rede a cabo ou satélite, apenas a TVE/Cultura está disponível na tv aberta.

A música tem o seu lugar, com canais como MTV e outro canal de música sertaneja, além de programas em outros canais. O esporte leva uma boa fatia de todo o espaço, com canais específicos e farta programação em quase todos os canais abertos ou de notícias.

A educação está começando a ser bem atendida: além dos telecursos, conta com canais como TV Escola, TV Senac, Futura, que deveriam ter sinal aberto, para cumprirem a contento sua função de ajudar na educação, principalmente dos menos favorecidos.

A Literatura... Bem, a literatura tem muito pouco. Assim como nos jornais e nas revistas os espaços dedicados à literatura vão minguando cada vez mais, por falta de patrocinadores e de boa vontade, na televisão também os programas que temos podem ser contados nos dedos. De uma mão só: temos o “Literatura”, na TV Senac, “Escritor por Ele Mesmo”, na Cultura e Arte, e um que outro que aborda o tema periodicamente, como o “Sem Censura”, “Musikaos”, “Panorama”. Já tivemos bons programas, como o “Homens e Livros”, na extinta Manchete, quando os espaços eram menores. Era meia hora bem aproveitada, com entrevistas de expoentes da literatura, como Raquel de Queiroz, Homero Homem, Jorge Amado e tantos outros, além de notícias sobre livros, poesia e informação cultural. Pena que não resistiu ao tempo e não foi copiado. O formato dos programas, hoje, são diferentes e às vezes tornam-se cansativos com entrevistas que não terminam nunca e que deveriam ser mais rápidas.

O escritor e o leitor precisa de programas como esse. O escritor, para mostrar o seu trabalho. E o leitor para saber sobre o escritor, sobre a sua obra, ouvir referências sobre os livros que poderá vir a ler, saber como e porque foram escritos.







Leia mais no Portal Literário PROSA, POESIA & CIA

do Grupo Literário A ILHA

Http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia

Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui