Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Testemunho de uma devoção, de Michel Pinheiro -- 08/02/2005 - 09:05 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Testemunho de uma devoção


Michel Pinheiro, em 8 de fevereiro de 2005.



Tem-se por sagrado o exercício da maternidade. As tarefas se mostram pesarosas, mas dão indescritível e enigmático prazer. A natureza deu inexplicável sensibilidade às mulheres para que desempenhassem diversas funções ao mesmo tempo - verdadeiras divindades. Espanta a forma de como conseguem ser profissionais, de como gerem as tarefas de casa, de como atuam como mães - a mais delicada, por certo, e de como são, ainda, esposas, em seus diversos sentidos. Pedindo permissão para falar de um perfil que se enquadra em respeitável maioria das mães brasileiras, vejo um exemplo notável. Ela é a última de prole numerosa de treze rebentos - dos quais três ausentes dado o pouco tempo de luz. Sua personalidade revelou, desde cedo, formação com valores religiosos e morais rígidos, capazes de torná-la como é hoje, em padrão de comportamento quase sectário. Na profissão procura adotar regras de experiência baseadas nos conceitos colhidos em sua existência, sempre permeando o bom senso. Suas decisões sempre são tomadas considerando a possibilidade de serem implementadas, vetor também extensivo às tarefas corriqueiras do lar. O máximo de prudência é tónica certa em seu comportamento. É exemplo de mulher admirável, portanto. A mais elaborada função que exerce é a materna. Com duas crias cuidadas com excelência - um casalzinho lindo, ela apresenta-se como o modelo de mãe almejado por qualquer filho que quer ter futuro. Zela pela aparência das crianças, por sua saúde física e mental - busca sempre deitar sua atenção em detalhes do comportamento deles. Impressiona o cuidado com a administração dos medicamentos aos pequenos. E consegue conviver com outros motivos de preocupação: os estudos dos meninos, pois procura não poupar na educação formal; a segurança deles, buscando sempre recomendar incansavelmente qualquer um que queira assumir uma tarefa periférica cotidiana. Os filhos são, assim, a prioridade das prioridades. As atenções, quase em sua totalidade, são voltadas para eles, coisa que ela faz com muito prazer - e faz muito bem. Mas o dia não tem muitas horas e ela sabe disto. A última função não terá comentários agora. Não agora...




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui