Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO ?? -- 09/01/2005 - 11:02 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO ???



Inicialmente, gostaria de esclarecer que não existe Evangelho Segundo Kardec. O que existe é o E.S.E - "Evangelho Segundo o Espiritismo", ou seja, segundo as interpretações outorgadas pelos Espíritos Superiores, e não por Kardec. Muitos questionam por que a Doutrina Espírita criou o Livro E.S.E ao invés de seguir a Bíblia. Severino Celestino, Escritor e estudioso do Hebraico, tem a resposta :


“Este é mais um conceito errôneo de quem não conhece o Espiritismo. O Evangelho Segundo o Espiritismo é uma coletânea de versículos extraídos da Bíblia e interpretados pelos Espíritos. É um livro de orientações maravilhosas para as dificuldades da vida. Possui 28 capítulos, onde setenta por cento dos ensinamentos foram extraídos do Sermão do Monte, o maior legado que Cristo nos deixou e composto por ensinamentos que são aceitos por todos os cristãos. Os outros versículos são retirados dos Evangelhos e até da Primeira Aliança (Antigo Testamento), pois o seu XIV capítulo, ‘Honrar Pai e Mãe’, foi retirado do Êxodo 20,12. Portanto, não se trata de uma Bíblia dos Espíritas, mas de um roteiro moral e de muita luz retirados diretamente das páginas da Bíblia."


Ressurreição e Reencarnação seriam a mesma coisa ? Veremos que, no conceito tradicional do Cristianismo, às vezes é, e, às vezes, não é. É comum ouvirmos de padres e pastores que a Bíblia fala em ressurreição, e jamais em reencarnação, e que esta nega aquela, o que é um equívoco. O Nazareno nos recomendou que examinássemos as Escrituras, o que quer dizer que as devemos estudar a fundo, de modo racional e sem viseiras, deixando de lado certos princípios de exegese e de hermenêutica, que, às vezes, não passam de distorções de textos bíblicos, com o objetivo de adaptá-los às teologias dos dogmas que foram sendo instituídos ao longo dos tempos.

Com efeito, sem falar nos cabalistas, que sempre defenderam a reencarnação, os judeus acreditavam nessa doutrina, chamada de ressurreição na Bíblia. Só que eles não entendiam bem o assunto. E não sabiam o que, de fato, ressuscitava, se o corpo, a alma, o espírito ou todos juntos.


Vejamos um exemplo de que para eles ressurreição era realmente reencarnação, e que está em :

Mateus 16, 13 e 14 : “ Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo : Quem dizem os homens ser o Filho do homem ? E eles responderam: Uns dizem: João Batista ; outros : Jeremias, ou algum dos profetas."

Vamos examinar só o caso da hipótese de Jeremias, dizendo, antes, que não aceitamos essa hipótese, mas apenas a apresentamos, para comprovar que ressurreição para eles era reencarnação. Assim, se Jesus ( por hipótese ) poderia ser Jeremias, é óbvio que se trataria do retorno à vida terrena do espírito de Jeremias no corpo de Jesus, pois o corpo de Jeremias já era pó no cemitério cerca de 600 anos antes de Cristo.

O Evangelho apresenta evidências claríssimas que a ressurreição a qual se refere não é da carne, mas sim do espírito. O apóstolo Paulo é o que melhor apresenta esta evidência, basta lermos a I carta aos Coríntios cap. 15 vers. 50-51, sela o assunto dizendo-nos: "Mas digo isto, irmãos, que A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS ; nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados". ( Destaque em maiúsculo e negrito feito por mim ).

Parece que também está BEM CLARO o que diz Paulo, não ? Ou seja, A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS. E como fica o conceito clássico de Ressurreição, no qual as religiões tradicionais acreditam ???



**********



Quero deixar claro que respeito integralmente suas crenças, pois TODOS têm o direito de seguir uma Religião. Porém, o Velho e Novo Testamento, já atravessaram mais de 3 mil anos, sendo traduzidos para 2.167 línguas ! Muitas delas praticamente inexistentes nos dias de hoje.

O interessante nisso tudo, é que são encontradas muitas diferentes traduções entre Elas. E por que ? O texto que as originou não foi o mesmo ??? Por que tanta diferença em suas traduções ??? A única resposta encontrada é esta : A questão pessoal que cada corrente religiosa coloca em sua tradução.

A Bíblia de Jerusalém, Edições Paulinas, por exemplo, considerada a melhor edição da Sagrada Escritura, em português, traz, em sua apresentação, a informação de que a sua tradução foi realizada por uma equipe de católicos e protestantes. Seria esta Bíblia, então, traduzida de forma imparcial ??? Ou seja, sem inclinações para o catolicismo e o protestantismo ??? Só um ingênuo poderia acreditar nisso !!!


Para resumir, vamos citar apenas um fato que poucos têm conhecimento. Você sabia que o termo grego "palingenesia", o qual significa Reencarnação, está na Bíblia ??? E no entanto, os tradutores modificaram o sentido dessa Palavra e a traduziram como regeneração !!!

Observe :


Passagem do Novo Testamento que marca definitivamente os retornos sucessivos do espírito à carne. A Palavra Palingenesia :


Epístola de Paulo a Tito


Tito 3 : 5 ( Em grego Transliterado ) :



"...Ouk ex ergôn tôn en dikaiosunê a epoiêsamen êmeis alla kata to autou eleos esôsen êmas dia loutrou paliggenesias kai anakainôseôs pneumatos agiou "


Expressão Traduzida ( literalmente ) resultante do Original Grego :


"... não por obras da justiça que tivéssemos feito, mas segundo sua misericórdia nos salvou pelo lavatório da reencarnação, e pelo renascimento de um espírito santo"


* Leiam com atenção o Texto Grego Transliterado. Verificamos, mais ao final, o aparecimento da palavra "paliggenesias" ( paλιγγeνesίaς - em grego Koiné ), que em português se escreve de forma muito parecida, ou seja : Palingenesia. Ora, para não haver dúvidas, vamos recorrer ao mais conceituado Dicionário deste País - O Dicionário Aurélio, Séc. XXI, o qual leva em consideração a origem e morfologia das palavras, independentes de épocas e costumes. Confiram em seus Dicionários :


Palingenesia :


[Do gr. palingenesía, pelo lat. tard. palingenesia.]

1. Veja - Eterno Retorno (1).

2. Segundo Schopenhauer (v. schopenhaueriano), renascimento sucessivo dos mesmos indivíduos.

Observe que o Dicionário Aurélio recomenda ver a expressão "Eterno retorno". Muito bem. No mesmo Dicionário vamos encontrar :


Eterno retorno :

1. Filos.( Filosofia ) Na Antiguidade, doutrina comum aos órficos, pitagóricos, jônios e estóicos, segundo a qual o mundo, ao fim de um determinado período, retorna ao caos inicial, a partir do qual novamente se cumprirá um ciclo idêntico ao anterior, e isto em número infinito de vezes; ciclo do mundo, palingenesia.


2. Rel.( Religião ). Doutrina segundo a qual a alma se reencarna sucessivamente em diferentes corpos, realizando uma purificação progressiva até alcançar a perfeição. (!!!)


Alguma Dúvida ????????


AH ! Um infeliz detalhe : Os tão "insignes e honestos" tradutores das Bíblias católicas e evangélicas modificaram a tradução da palavra Palingenesia e resolveram colocar : regenerador...(!!!???) Bela saída pela tangente eles tiveram, não ??? O texto, nessas Bíblias, ficou assim :

Tito 3:5 "...não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo." ( Destaque meu ).


Além disso, no texto grego, está escrito: "loutrou paliggenesias". Ora, "loutrou" não significa "lavar", mas significa o "local onde se lava, limpa ou purifica". Vamos encontrar o mesmo problema noutra carta, em Ef. 5, 26, em que S. Paulo, ao falar da vida dos casados e referindo-se à Igreja, usa a mesma palavra "loutrou" : "...fez isto para que ela fosse consagrada e purificada pela água... " ou "...purificando-a com a lavagem da água... ". Parece claro que, nestes dois versículos, as expressões utilizadas nas atuais Bíblias não traduzem a palavra grega "loutrou" como o lugar onde o espírito se purifica e regenera – a Terra – ao longo de sucessivas encarnações, em veículos de crescente perfeição, em perfeita sintonia com a evolução e com os fenômenos da Natureza.


E para complementar, disse Jesus aos discípulos: "...asseguro-vos que, no mundo que há de vir... ou "...em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração..." ( Mt 19: 28 ). Mas, no texto grego escreve-se : "en té palingenesia". A palavra palingenesia, composta pelo prefixo "pálin" (de novo), e "génesis" (origem, nascimento), significa, como já vimos, "Renascimento", "Novo Nascimento" ou simplesmente "Reencarnação". E, como o artigo grego "té", precede a palavra "palingenesia", torna-se claro que o autor se refere a um retorno específico do espírito e não a qualquer outro retorno dos muitos que são possíveis. Como a Cristificação ocorre depois do Espírito se graduar na Escola da Vida, no fim do presente dia de manifestação, este versículo deveria ler-se, da seguinte forma, já adaptado para os dias atuais : "...asseguro-vos que, na reencarnação final...". É a esta fase da evolução, no ponto da Cristificação do Espírito, a que S. Paulo se refere em Heb. 7, 25, quando fala na "salvação eterna", que se alcança quando formos como os "anjos" e já não pudermos voltar a morrer, de acordo com Lc. 20, 36.


Bem, para aqueles que quiserem ler mais detalhes, é só acessar :



1) A Reencarnação estaria na Bíblia ?

http://geocities.yahoo.com.br/fabiohpbr2001/nsrb.html



2) As Traduções das Bíblias atuais confrontadas com seus originais em Hebraico e Grego :

http://geocities.yahoo.com.br/fabiohpbr2001/nsheb.html






MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui