Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Tudo o Que Você Necessita é Amor -- 31/01/2005 - 20:24 (Edison Carmo das Graças Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Homens, como nós, fizeram diferença em suas gerações: Beatles, Luther King, Mahatma Gandhi. Eles amaram o seu povo. Compreenderam o mundo pela perspectiva do amor, e o amor os levou a mudar o destino de suas nações. Só o amor é capaz de suplantar o ódio. Somente o amor pode transformar a humanidade.

Os "Beatles" pregaram o amor e a liberdade. Mudaram o costume dos jovens de sua geração. Com os cabelos longos; as calças apertadas; as bainhas "boca de sino"; as botas "carrapetas"; contestaram a sociedade em que viveram! Eles revolucionaram o mundo com o lema "paz e amor". A partir daí os jovens de sua época jamais seriam os mesmos. Este legado, eles deixaram para as gerações futuras.

Martin Luther King, pastor norte-americano, prêmio Nobel da paz, um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis, amou o seu povo. Defendeu a minoria negra americana. Resistiu à opressão e à perseguição racial sem uso da violência. Em 1963, dirigiu a marcha pacífica até o memorial de Lincoln em Washington e tornou-se mundialmente conhecido pelo seu discurso: "Eu tenho um sonho!". Mediante protestos pacíficos, contribuiu para mudar a situação da comunidade negra de seu país.

Mohandas Karamchand Ghandhi (ou Mahatma Gandhi), principal líder do movimento de independência da índia, amou intensamente o seu povo. Nacionalista, chamado por seus compatriotas de "alma grande". Defendeu a não violência. Depois da Primeira Guerra Mundial, iniciou um movimento de resistência pacifista contra o Império Britànico. O movimento se alastrou por toda a índia, e, por consequência disto, Ghandhi levou seu país a conquistar sua independência.

Herdamos, desses homens, o discurso, as composições e a maneira pacífica de revolucionar o mundo. Amor é tudo o que o mundo necessita, dizem o Beatles. Por amor ao seu povo, Lhuter King afirmou: "Eu tenho um sonho", ele sonhava com um mundo sem discriminações! Movido por igual sentimento, tornou-se Mahatma Gandhi, para os seus, a "grande alma".

Ainda hoje, arriscamos entoar um "All you need is love". As músicas dos Beatles parecem trazer diante de nós o passado. Como que tomados pelas mãos, voltamos no tempo. Cantamos suas lindas canções. Todavia, raras vezes observamos, atentamente, o conteúdo de suas letras. Que pena! As mensagens dos Beatles justificam o porquê de haverem revolucionado uma geração.

Todavia, muito rápido, "Beatles", Lhuter King e Ghandi passaram. Assim, as oportunidades de amar, a cada minuto, passam também. Quantas pessoas, hoje, trabalham conosco no cotidiano, lado a lado, e amanhã não sabemos dizer onde estão. As instituições permanecem e nós, cedo ou tarde, havemos de ir. Se as pessoas passarem em nossas vidas apenas como desconhecidas, elas serão para nós simples canções entoadas, cujas letras não descortinamos. Perdendo a oportunidade de amar as pessoas, com as quais convivemos, futuramente ao se lembrarem de nós seremos para elas mais um que passou. Aí então me ponho a fazer perguntas: Que diferença faço no meio em que vivo? Que legado deixo para as gerações que virão?

John Lennon e Paul MacCartney parecem afirmar, na letra de "All you need is love", que vivemos em um mundo onde não cabe mudanças. Não há o que mexer! Tudo que precisava ser feito, já foi feito! Ainda que tenhamos esta sensação, os "Beatles" insinuam que o problema é outro, a falta de amor no mundo! "Love... Love... Love...". O problema não está em fazer alguma coisa a mais para o mundo e sim em como as coisas são feitas por nós: Tudo precisa ser feito com amor! Pois tudo que o mundo necessita é amor.

Por quase não mais existir amor no mundo, assistimos imagens inéditas de brutalidade humana, que ficarão registradas para sempre na história. Os recursos tecnológicos acumulados, ao longo dos tempos, dos primórdios ao atual século XXI, tornaram-se ferramentas para exibição, em tempo real, de sangrenta guerra que se desenrolada no Iraque e cujos desdobramentos não há retorno. Cenas de crueldade, onde são mortas crianças; mulheres; idosos e miseráveis civis. Por falta de amor, sentamo-nos em poltronas confortáveis das nossas salas, para acompanhar em rede mundial, guerra cuja cobertura é feita por repórteres que se oferecem como anteparos humanos suicidas, para proporcionar cenas de horror.

Por se esfriar o amor em toda a terra, cenas de sangue são vendidas para revelar toda a tragédia humana. Tragédia como a do pequeno Ali Ismail Abbas, de 12 anos, vitimado na guerra do Iraque, onde perdera braços e pernas. Ele, apenas parte de um pequeno corpo deformado inerte em uma cama. O míssil que o atingiu não levou embora somente os seus membros. Além de destruir a sua casa, matou também a sua mãe que se encontrava grávida, seu pai, três primos e três parentes próximos.

Ismail pedira aos médicos novos braços e outras mãozinhas, não sendo isto possível, ele não quer mais viver. Pediu aos médicos para lhe tirar a vida, caso contrário cometeria suicídio. Sem os pais para lhe trazer consolo, imaginem o que se passou pela cabeça dessa criança. Quem sabe, neste momento, busque juntar as peças de seu pequeno mundo que não se encaixam mais. Com sua ingenuidade de criança, talvez espere que o pesadelo todo passe. Na verdade, o seu mundo ruiu sobre a sua cabeça. É possível, meio a tanto sofrimento, que ele esteja agora clamando por um mundo mais humano e cheio de amor!

O mínimo que fizermos para este mundo, se o fizermos por amor, terá valido a pena. Tudo de que o mundo precisa é de amor. Tudo o que você necessita é amor.

"All you need is love"

Love ... ,
Love ... ,
Love ... .

Tudo que Você Necessita é Amor
(All you need is love)
(Letra e música de John Lennon e Paul MacCartney)

Não há nada que você possa fazer
Que não pode ser feito
Não há nada que você possa realizar
Que não pode ser realizado
Não há nada que você possa saber
Que não é conhecido
Nada que você possa cantar
Que não pode se cantado
Nada que você possa proteger
Que não pode ser protegido
Nada que você possa ver
Que não deve ser mostrado
Nada que você possa dizer
Porém você pode aprender
Como Jogar o jogo
Nada que você possa fazer
Mas você pode aprender como ser você
Antes que seja tarde
Em nenhuma parte você pode estar
Que não seja o lugar
Onde faça sentido você estar
Isto é fácil
Tudo o que você necessita é amor ...

PS.: HAPPY HOUR - 25/04/2003

"Happy Hour" - Na gerência em que trabalhei, eu e meus colegas decidimos realizar, mensalmente, um tempo de confraternização, com o objetivo de intensificar nosso relacionamento. A cada sexta-feira, no final do expediente, estávamos nós lá reunidos. Cada um trazendo alguma coisa para comer. Aquilo que podia! Pois, alguns vinham de longe! Pãezinhos de queijo, salgadinhos, bolos, refrigerantes e aí era só "rolar a festa". Não poderia faltar, evidentemente, uma viola para revelar os talentos da gerência. Como foram bons esses tempos! Sentia-me à vontade para compartilhar pequenas mensagens. Esta, por exemplo, transcrevi para o papel e a divido com vocês, para uma breve reflexão!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui