Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Paro aqui com as lágrimas nos olhos... -- 05/09/2007 - 20:34 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O tio Galhano e a tia Galhana constituíam um aguerrido casal mindelense, feito daquela cepa onde um médico não era chamado para coisíssima alguma. Os dedos das mãos de ambos pareciam-me troncos de bonsai. Moravam na Estrada Nova, uns metros adiante do Camilo, que era um garajeiro que levava aos miúdos um-escudo por uma hora a andar numa bicicleta de adulto com uma das pernas enfiada no quadro.

Ele, agricultor e carvoeiro, e ela, mulher de casa, de lavoura e vendedeira de peixe, tinham três filhos, uma rapariga e dois rapazes, um deles atingido à nascença por maleita que lhe deu prá vida pose e jeito de Quasimodo.

Desde a infância à alvorada juvenil, fui estreito amigo, e por alguns meses companheiro na escola, do filho escorreito, o António. Ele atraí-se por mim porque eu era um menino-da-cidade com bola de borracha, e eu atraía-me por ele porque o pai tinha um cavalo-marrano que era uma delícia andar-lhe sobre o dorso e inopinadamente ser repelido para cima de uma sebe.

Abaixo do cavalo, na brincadeira, creio que fui tantas vezes como na vida a sério, embora dois anos mais tarde aprendesse a montar como era preciso no quartel da GNR no Carmo.

O Tio Galhano, a pé ou a conduzir a carroça, onde eu e os outros miúdos à sua passagem «íamos-de-guna», usava um boné de pala caída sobre a testa e tinha o hábito de pendurar a jaqueta num dos ombros. Nas tascas da Amélia, do Pisco e da Burrachinha, da minha tia Balbina, besuntou-me várias vezes a cara com aquele verde-tinto-pintor que atirava para a valeta quem ousasse pintar-se de mais.

A tia Galhana, de lenço florido na cabeça e de faixa cingida à cintura, por cima do avental, para não render ao fazer força, chamava-me, introduzia presunçosa a mão na algibeira e dava-me um rebuçado-da-tosse. - Anda, toma lá, «ó-da-Maria», chupa que te faz bem.

Paro aqui com as lágrimas nos olhos...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui