Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O QUE FAZER COM O LIXO IDEOLÓGICO PETISTA? -- 10/11/2002 - 22:21 (Roberto Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE FAZER COM O LIXO IDEOLÓGICO PETISTA?





As lideranças do (PT) estão às voltas de como se livrar dos peleguistas: lixo ideológico do partido. São aqueles militantes que sempre trabalharam pela sigla petista, visando à utopia da justiça social. Divididos em facções, células, grupos, sindicalistas acéfalos e simpatizantes de mentes deformadas - essas parcelas arcaicas da recente história política brasileira querem ocupar seu espaço no novo governo. Exigem da administração Lula aquilo que o governo não pode oferecer – as reformas, os cargos, as influências e os mandos de poder. O problema é que eles não estão preparados para exercer sua própria consciência política. Estão vivendo um mundo à parte em que, em muito já passou.

O exercício do poder requer certos cacoetes que esses cidadãos não absorveram ao logo da caminhada. O que Keynes prega: a pragmática histórica da política universal – a convergência, o diálogo, aceitação democrática do resultado adverso, o não-patrulhamento-ideológico, rejeição à ditadura de posição partidária. Porque o país não é uma propriedade particular, mas um universo de interesses conflitantes em jogo. E no atual mundo globalizado, não depende somente de suas próprias pernas para subir as barreiras internas e externas que a sociedade exige.

Daí o PT aliar-se a outras facções políticas (centro, centro esquerda e falsa direita), para tentar viabilizar governabilidade. Mas as alianças com os rivais históricos ferem os princípios ideológicos do partido. Os xiitas refratários não aceitam essa posição da cúpula lulista (sic) - equipe de transição do novo governo que vai assumir o Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2003. Como descartar o lixo trosksita 1917 que levantou bandeira e apanhou defendendo seu ideal ultrapassado? Esses malucos exigem espaço no governo. Lula terá que fazer manicômios, enfiar todos ali dentro e governar o Brasil. É o que a sociedade espera para o bem da coletividade.



Roberto Carvalho, jornalista e escritor.



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui