Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50617)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TREM DA CULTURA E ACESSÓRIOS -- 10/11/2002 - 11:30 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TREM DA CULTURA E ACESSÓRIOS

Coelho De Moraes



Dentro da conferência geral que empreendemos durante essas semanas, abusando da paciência do leitor, a título de prestação de contas pelos trabalhos executados, apresentamos mais um sucedâneos de ação cultural que é ou que foi – ele é sempre surpreendente – o TREM DA CULTURA, jornal devezenquandário, nascido em Arceburgo nos idos de 97.

O idéia era formatar um periódico que falasse sobre filosofia e literatura em geral, em textos curtos, sem esquecer da crítica e da agenda cultural. Foi em 1997 que nasceu o projeto da Lei de Incentivo Cultural do GRADA, que é o Grupo de Artes Dramáticas de Arceburgo. Devo lembrar que o GRADA, incansável, está em fase de produção de um novo trabalho, testando atores e procurando seus espaços. Ou seja, nossos grupos não param. Hibernam, mas não param. Mesmo por que são muitos os trabalhos e nós somos poucos empreendedores. Se a nossa atividade se limitasse a teatro apenas, talvez ficasse mais fácil.

O TREM DA CULTURA teve poucos números. Não conseguindo ser periódico, pois teve vida curta em sua terra natal graças à burrice crônica da política local, uma vez que estava atrelado à Escola Municipal de Artes Dramática e Musicais – similar à de Mococa – o TREM se mudou para Mococa e se desenvolveu com a criatividade de Luis Antonio Scarparo Maciel, que se somou inteiramente à trupe de editores, ou seja, eu – Coelho De Moraes – e ele – Scarparo Maciel. Foi graças ao estudo dos métodos e da geração de diagramas que o TREM foi tomando sua forma final, doze ou treze números depois. Temos dúvida por que o número cinco nunca saiu. Esquecemo-nos dele. De qualquer forma 13 é um excelente número.

Compilações, História da Arte, pequenos contos, um Concurso Nacional de Poesia, críticas, textos crípticos (quer dizer, textos cujos assuntos estão sob código ou escritos de maneira bem arquitetada, própria para a compreensão de poucos), piadas enfadonhas, pensamentos em geral, resumos, foram matéria constante do TREM DA CULTURA. Em determinado momento de sua vida foi o jornal mais lido de Mococa. A pesquisa feita e publicada declarou o TREM como o jornal preferido de uma determinada fatia social, principalmente entre internautas. Se fosse hoje a abordagem seria maior já que há os computadores da Biblioteca e os internautas, sábios jovens da informática e da rede – mesmo que só para uso de chats chatos e pesquisas escolares – provavelmente o TREM seria o único jornal lido da cidade.

É claro que teve gente que ficou muito furiosa, mas é uma atitude normal em cidades provincianas e arcaicas. Aqui ainda temos alcaides, por exemplo. E há lugares, por aqui, onde encontraremos bebedouro para cavalos (sei que existem bebedouros na ruía e dentro de uma casa aí no centro – esses bebedouros não são peças do patrimônio municipal?). E por aí vai.

Mas, São João da Boa Vista esta aí para dar o exemplo do que é planejamento cultural e, é claro estaremos lá para aprender mais ainda, participando da montagem da RAC: Rede de Agentes Culturais. E Rede, meus amigos, é para pescar.

Além do TREM, publicamos o NUNCA LEIA!, o PRODUÇÃO DE ARTE e mais recentemente o CULTURA?, esses todos com intuito de promover nosso trabalho nas cidades vizinhas. Entre 20 de Outubro e 5 de Novembro estaremos pelas cidades de Minas Gerais com O SANTO INQUÉRITO e a publicação CULTURA? está nos dando o suporte de divulgação e de textualização das nossas idéias.

Atualmente a sede intelectual dessas atividades todas está no Círculo Operário Mocoquense, graças ao apoio dado pelo presidente Moacir e de outro lado no salão de ensaios Molinari, da nossa Cida Molinari.

Estaremos representando os nossos periódicos, as atividades de vídeo, teatro e música em São João da Boa Vista, lá na Papyrus, do amigo Francisco, em função da Incubadora Cultural, que está promovendo o I Fórum Regional de Cultura, naquela cidade, dia 26, dentro do projeto Incubadoras de Cultura do SEBRAE.

Quem produz estará lá. Vamos conferir e fazer a chamada.



boa semana para todos!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui