Usina de Letras
Usina de Letras
231 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A Árvore de Natal -- 09/08/2007 - 20:36 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Árvore de Natal








Uma casa pobre, muito simples, cheia de esperança. Uma família que parecia satisfeita com a pobreza. Oito filhos compondo quatro pares de cristãos praticantes.
Agatângelo, o mais novo e sonhador de todos, acordou-se cedinho, cuidou em cortar um galho seco de um pequeno arbusto que morava no fundo do quintal. Enrolou seus galhos menores e os cobriu com papel prateado, colocou algodão sobre eles e pronto; estava confeccionada a sua árvore de Natal. Enfiou-a numa caqueira e a colocou na sala de estar.
O dia vinte e quatro foi longo. Quando a noite caiu, foi contemplar sua árvore que parecia ter vida. De cócoras, pôs-se a admirá-la contente. Seu Natal tinha razão de existir.
_Meu filho levante-se daí. Deixe de ser tão tolo! Ficar admirando esse galho seco de mato? Por quê? Vou por a _nossa comida.
_Peru, mãe?
_Ah!..., quem nos dera tê-lo à mesa...
_É caro, não é?
_Muito caro.
A família reunida provou e comeu da sopa rala e dos pães. Ninguém reclamou de nada. João, o mais velho deles, saiu de casa em busca das aventuras da noite. Elza, a segunda, foi visitada pelo namorado. Os outros foram dormir cedo e só. Agatângelo permaneceu acordado até altas horas da noite, diante da pequenina árvore que havia feito.
Passava das onze e meia da noite. O sino da igrejinha da cidade chamava os fiéis para a missa do galo. Dona Hilda levantou-se da cama e foi até a rede onde o seu caçula costumava dormir. Não o encontrando, pôs-se a procurá-lo. Foi-lhe fácil achá-lo. A casa era pequenina, três cômodos apenas. Estava diante de sua árvore, pensativo e esperançoso.
_Meu filho..., ainda aí?
_Vou dormir aqui, mãe.
_Não!
_Eu quero ver Papai Noel.
_Ele não existe, meu filho. Isso é uma lenda antiga. Ninguém nunca o vê. É uma fantasia.
_Mãe, eu já o vi. Foi no Natal passado.
_Está mentindo, filho?
_Não. Eu vi!
_Isso é sono. Vá dormir.
_A senhora prestou atenção que eu não tenho mais asma?
_É verdade..., e daí?
_Foi Papai Noel quem me curou.
_Papai Noel? Deixe de falar besteira, meu filho. Vamos dormir.
Ela se foi e o garoto conseguiu driblar a ordem e permaneceu lá, até quase uma da madrugada. À meia noite quando o sino da matriz assustava as andorinhas do teto, ele chegou à frente do garoto.
_Valeu ter-me esperado, Agatângelo. Promessa é debito, por isso eu vim vê-lo outra vez.
_Obrigado, Papai Noel. Estou feliz.
_O que vai me pedir hoje de presente?
_Nada. Eu estou de barriga cheia, não tenho mais asma e já o vi. Não quero mais nada.
_E seus brinquedos, onde estão?
_Na árvore.
_Sua roupa nova?
_Na árvore.
_E algum dinheiro?
_Na árvore.
_Mas Agatângelo, e você contenta-se com tão pouco?
_Mas, senhor, é muito. As outras crianças não o têm.
_Você tem certeza que não quer me pedir nada?
_Tenho!
_Eu não posso acreditar no que estou ouvindo de você, tão pequenino...
_Papai Noel, a única coisa que eu gostaria de pedir-lhe, jamais o faria.
_E o que seria, filho?
_Gostaria muito de ir-me com o senhor, de trenó, para lá onde moram os anjinhos.
_Quer que eu o leve?
_Não..., senão não poderia sonhar mais com esta árvore.
_Mas lá há outras melhores.
_Não há, Papai Noel. Essa lhe trouxe até mim. É-me muito especial.
_As de lá são mais especiais ainda.
_Será? Meus sonhos aqui acabam enquanto eu durmo. Lá, tenho que viver um sonho sem nunca poder acordar-me. Minha mãe, meus irmãos, minhas dificuldades, tudo isso está dependurado na árvore que fiz. Vivo-a em todo o Natal. Espero o senhor todos os anos. E lá, a árvore dos meus sonhos de esperança não terá o valor da bela metáfora que resolvi pôr neste pequenino galho seco de um arbusto inominado. Ah! Papai Noel..., a infância é como um bom sono, sempre dependerá da força dos sonhos que vivermos dentro deles. Feliz Natal e volte sempre a me ver. Não pus meus sapatinhos na janela porque não os tenho hoje: quem sabe se não os porei no ano que vem.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui