Usina de Letras
Usina de Letras
111 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vestibular brasileiro -- 20/12/2004 - 13:58 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nunca vi, na minha vida de magistério internacional, algo mais ridículo e infeliz do que o vestibular brasileiro. Para emitir essa afirmação, baseio-me em duas razões - o número imenso de pessoas que se candidatam a um número minúsculo de vagas nas universidades estaduais e federais; a inviabilidade das perguntas, que mais parecem "pegadinhas" para incautos do que questões para avaliar conhecimento.

Que país é este, que impede que sua juventude atinja níveis de cultura superior (ou o que assim se assemelhe) através de um vestibular brutal, escamoteador, fantasiado de exame de admissão a cursos superiores? - Que país é este, que se faz omisso nos níveis elementar e secundário, para estrangular a juventude na entrada do nível superior? Que país é este, que não se preocupa com o futuro, que não cria empregos, que infelicita jovens idealistas, impedindo-os de atingir outros patamares na sua vida estudantil?
Que país é este, que dificulta tudo na vida dos seus cidadãos?

Tudo se faz com enorme sacrifício (estudantes e famílias), quando em outros países, mais alertas a seus potenciais, muito pelo contrário, facilitam o desabrochar, o florescer da sua juventude. Caem, no processo, os que não aguentam a jornada, mas não são impedidos de experimentar, de testar, de tentar.

Que país é este que impede tudo? Mas finge que não? que segue as diretrizes do patronato educacional? que inventa exames de vestibular que mais se parecem a estes esportes alternativos, cheios de laços, espaços vazios, cordas bambas, trapézios tipo puxa-puxa... sem rede de apoio...
Este país que cria armadilhas para sua própria juventude é o Brasil.
-----
E.E.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui