Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cochilos e reflexões -- 31/10/2000 - 09:21 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nestes dias quentes a reflexão sobre temas importantes é realmente muito prejudicada. Ocorre que uma boa reflexão deve ser feita de olhos fechados, para que as idéias não sejam perturbadas. Aí, diferenciar reflexão de cochilo é uma tarefa quase impossível.

Na reflexão, fechar os olhos é realmente importante. Os olhos fechados funcionam como uma tela aonde vão passando as idéias. Você vai assistindo, as contas a pagar, uma ou outra pessoa que você talvez preferisse transformar em sapo, bobagens variadas, amigos, parentes, a família, o trabalho, lembranças da infància, do exílio ou da terra natal. Você vai assistindo e deixando passar o que não interessa (a maioria). Não procure analisar muito estas idéias que vão passando nem se culpe por não serem exatamente brilhantes. Você vai notar que pensa uma ou outra besteira, algumas bandalheiras, idéias perversas em relação à algumas pessoas. Não se culpe, isto só demonstra que você é humano. Por outro lado, também não aproveite estas idéias, pois são uma droga mesmo. São apenas idéias que vão passando, não tente entendê-las ou dominá-las. Deixe-as passar. Assim fique por algum tempo, até que surja algo que preste. Não se apresse, demora muito mesmo e há dias em que não aparece uma idéia sequer que mereça atenção. Paciência, aguarde algo de interesse no momento, algo que chame sua atenção. Por isso a recomendação para que a reflexão seja feita em uma cadeira confortável. Não, na cama não pode, aí é cochilo mesmo.

Já o cochilo é aquele sono leve em que os sonhos, quando presentes, são de um azul claro muito suave. Isto para os meninos. Para as meninas (de qualquer idade), dizem que são cor-de-rosa. No cochilo você não controla nada e sequer percebe que alguém entrou na sala. Não nota se chegou a roncar um pouco ou se está de boca aberta. A menos que o ronco o acorde.

No trabalho intelectual a reflexão é base, matéria prima e este estado de reflexão é imprescindível a quem queira produzir algo. Eu, particularmente, reflito muito. O grande problema é a incompreensão. Qualquer um que o veja refletindo pode pensar que você está dormindo e no horário de expediente pode pegar mal. Como desmentir?

Eu mesmo, que desenvolvi com muito trabalho e sacrifício uma técnica para dormir de olhos abertos, agora corro o risco de ser pego acordado de olhos fechados, refletindo.

Ironia.


Escrito em 05.08.2000
Publicado na Crónica do Fauth em 16.10.2000 (http://planeta.terra.com.br/arte/fauth/)
Publicado na Crónica do Dia em 28.10.2000 (http://www.patio.com.br/cronica/indout00.html)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui