Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta ao Sabino – Extensiva a todos os Usineiros -- 21/09/2003 - 15:16 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Carta ao Sabino – Extensiva a todos os Usineiros


Prezado Sabino!

MOVIMENTO PRÓ-EXPULSÃO DE CRIMINOSO CONTRA A HONRA -- 21/09/2003 - 11:13 (Sabino)

Sobre seu texto eu tenho uma postura diferente. E gostaria de ponderar sobre este assunto.

Movimentos em prol de expulsões era coisa muito comum no meio universitário na época da ditadura e, por causa dela, estamos ainda bem aquém do ambiente de ‘sonhos de Liberdade’ que o Brasil vivenciava na década de 40-60 com o fim da II Grande Guerra, da ditadura de Vargas, os prenúncios da MPB, o início de um movimento industrial e, também, o nascimento de Brasília e um rumo ao interior do país que se tomava...

Na sua proposta você coloca: “Mal consigo compreender de que modo uma pessoa pretensamente esclarecida escreve tantas e repetidas agressões.”

Eu pensei que naquele primeiro encontro em que você e o Torre da Guia/António Maria Solilha tivessem dado mostra do que somos capazes quando aprendemos a conviver e a transigir.

António Maria Solilha: As minhas desculpas... Senhor Sabino !

Ricardo Oliveira: Um bom gesto! Beau geste! - Torre da Guia e Sabino

Professor Sabino: A incompreensão faz a antipatia

Professor Sabino: Parabéns ao senhor Ricardo Oliveira


Teria eu me enganado?!

Se alguma postura de um ou de outro transformou aquelas palavras e fez daquele dia algo sem sentido, para mim não foi assim. Foi um dia em que a “Usina de Letras” – através daquelas pessoas envolvidas naquele contexto – poderiam adotar uma outra postura e mudarem de atitude. Poderiam adotar uma conduta ética e respeitosa... mas nada disso se fez. Muito pelo contrário... as agressões, insultos e provocações se sucederam.

Suas palavras, Sabino, ficam registradas neste site e salvo que as retire... ficarão de testemunha, não de agressões e ofensas, mas do interesse em busca de um ambiente mais sadio por aqui. A resposta do Torre da Guia seguiu o mesmo caminho. Alguns por aqui, vez e outra tiram as ofensas, insultos e provocações que fizeram a terceiros para passarem uma outra imagem de si aos demais colegas.

A sua expressão espero que esteja literalmente definida: “Mal consigo compreender...” Se, ao meu ver, você tivesse a compreensão e não expressasse nesta frase, uma possível dúvida, esteja certo que eu não tomaria tempo meu e seu para me manifestar aqui de público.

Como o António Maria Solilha/Torre da Guia expressou a você, ele não costuma ‘apagar’ os textos dele e seus (dele) textos. Esta postura faz dos textos dele provas mais do que suficientes para falar sua defesa. Se você, Sabino, tivesse se dado o trabalho de ir em busca da ‘raiz desta estória/história’, que não deixa de arrepiar aos seus olhos, aos meus e de tantos por aqui, teria a compreensão exata do que faz o António Maria Solilha/Torre da Guia não é agredir brasileiros, mulheres ou qualquer um aqui na Usina de Letras e, sim, defender-se, ao seu modo, das torpes e gratuitas agressões que lhe foram e são dirigidas por uma ou por mais pessoas.

Desta forma, sem me alongar demais, acho que deveria propor, se este é realmente sua proposta, não só a expulsão do António Maria Solilha/Torre da Guia mas de todos os seus amigos e daqueles que, conhecendo a história deste ‘conflito de interesses’ tem uma opinião bem diversa da sua sobre Quem é Quem nesta história.

Reconhecendo que qualquer um pode errar, eu afirmo que o que não podemos é fraudar a Verdade a qualquer pretexto.

Desta forma, apesar de dar a você o benefício da dúvida ante tal disparatada proposta, solicito minha inclusão na sua lista de expulsões por não compactuar que uma injustiça tal seja cometida contra um estrangeiro ou contra qualquer um usuário da Usina de Letras.

Prefiro o afastamento do que o convívio e compactuação que se busca por aqui com tais propostas, insultos e provocações.

Se desejar trocar quaisquer esclarecimentos via e-mail, através da Usina e de meu trabalho nela você poderá me localizar.

Ademais, afirmo aqui que informações que troco através de e-mails, considerando a regra constitucional de Sigilo de Correspondência não passo de público a terceiros.

Respeitosamente,
Ricardo Oliveira


Leituras da Usina de Letras



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui