Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Recife e Bogotá -- 20/09/2003 - 16:14 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Relendo antigas correspondências, encontrei um cartão postal do meu saudoso irmão José de Albuquerque Lyra (CRM - RJ 6091 - CPF 020149477-91), datado do Rio-RJ, 22.02.79, em que ele escreveu:"Geraldo: recebi ontem, 21.02.79, seu postal de Bopgotá e teria sido agradável ouvir-lhe aqui no Rio sobre suas experiências na Colômbia. Agora, resta-me esperar seu relatório escrito comparando Bogotá com o Recife e dando notícias suas, de nossa mãe e irmã."
Como não atendi seu desejo, resolvi agora tentar, como numa homenagem póstuma.
Começando por nossa cidade natal, diria que o Recife, uma das três mais importantes cidades do Nordeste do Brasil (as outras duas são Salvador-BA e Fortraleza-CE), é conhecida como Veneza Brasileira, por ter sido edificada no delta do rio Capibaribe que, com o Beberibe, Tejipió e outros cursos d´água menores através dos mangues, tornaram-na ornamentada de pontes, principalmente no seu centro, onde se destacam as pontes Maurício de Nassau, Buarque de Macedo, Santa Isabel, Boa Vista e ponte Velha.Já teve a Ponte Giratória - que dava passagem a pequenas embarcações - há anos substituída por uma fixa.Ligando o bairro do Cabanga às praias do Pina e Boa Viagem, existem duas longas pontes chamadas de Agamenon Magalhães. Assim de memória, digo, sem, pesquisa, citaria mais as pontes da Torre, Madalena e Gilberto Freyre (entre dezenas de outras pontes e pontilhões).
Mas, o Recife não vive somente de rios e pontes: é importante centro universitário, com três ou quatro Escolas Superiores, como a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, que possui um dos mais adiantados cursos de Informática do país.
Sobre esportes, em hóquei sobre patins, o Clube Portugês do Recife e o Sport Club Recife já foram campeões brasileiros várias vezes. No futebol profissional, o Sport Club Recife foi Campeâo Brasileiro de 1987. Na natação, o Português e o Sport se destacam, com alguns de seus atletas alcançando índices olímpicos, etc.
A temperatura média por aqui gira em torno de 30 e 32 graus. O chamado grande Recife deve ter cerca de dois milhões de habitantes.
No mais, "a vôo de pássaro", diria que tem belas praias cheias de coqueiros.
Quanto à Capital da Colômbia, Bogotá, fica na Cordilheira dos Andes, sem ter a altitude de La Paz-Bolívia; nem de Asunción-Chile ou Quito-Equador. É uma bela cidade de largas avenidas e temperatura média de 16 graus,
Lá visitei o Mont Serrat(que corresponde ao Corcovado, do Rio), de onde se vislumbra quase toda cidade. Fui ao Museu do Ouro; vi, desde a janela de um edifício, uma "plaza de toros" e tirei fotos na frente do Estádio El Campin. Estive na praça Simón Bolívar, na parte antiga e no Centro Internacional, onde há um enorme canteiro de rosas para exportação - propriamente rosas, vermelhas, amarelas, brancas, etc. - que é cercado por um muro tipo grade - um tijolo sim, outro não - permitindo a visão dos curiosos.
No Planetário, ali perto, com réplicas de objetos espaciais há, na sua entrada, um mural em que se vê o poema La Luna, de Diego de J. Fallon, cuja primeira estrofe é:"Ya del Oriente en el confín profundo / la Luna aparta o nebuloso velo / y lieve sienta en el dormido mundo / su casto pié con virginal recelo." , constante de trinta estrofes de quatro versos decassílabos, encerrando com a seguinte:"Porque esos astros cuya luz desmaia, / ante el brillo del Alma, hija del Cielo, / no son siquiera arenas de la playa / del mar que se abre a su futuro vuelo."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui