Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Tergiversar ou procrastinar -- 30/10/2000 - 09:53 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tergiversar ou procrastinar? Qual dos dois será o pior. Quero dizer de falar. Talvez seja melhor procrastinar esta decisão e, se alguém perguntar, vou tergiversando até que ele se dê por satisfeito. É isto, é melhor assim. Mais ou menos como o governo está fazendo nestes casos todos que aparecem. Procrastina, procrastina até que não sobra alternativa que não seja tergiversar. Aí tergiversa, tergiversa.

Eu sei que não é o seu caso, mas sempre tem algum estudante lendo e é bom esclarecer. Você, não procrastine e pule logo para o parágrafo seguinte. Procrastinar é o tão usual ato de enrolar, como se diz na gíria. Atrasar, deixar para depois. Já tergiversar não. Trata-se de usar de rodeios, subterfúgios, evasivas, ou seja, enrolar. Conclui-se que a gíria engloba os dois. O primeiro enrola no que se refere ao tempo. O segundo enrola no que se refere ao conteúdo.

Estas palavrinhas parecem tão complicadas, mas tem um significado tão conhecido de todos e tão praticado por todos que é mesmo um pecado deixá-las isoladas. Parecem esquecidas no fundo do baú. Mas não, o pessoal continua procrastinando e tergiversando como nunca. Nós é que não nos damos conta. Elas não são como o corolário que se presta mais a exercícios de fonoaudiologia. Não, não mesmo. Estas duas não são faladas, pra não enrolar a língua, mas são muito, muito praticadas. Eu próprio vinha procrastinando a escrita desta crónica, lia minha lista de pendências e logo aplicava a mim mesmo alguma tergiversação que me viesse à cabeça.

Bem, não fique aí só culpando o governo. Lembre da pintura da casa ou do amassado na porta do carro e uma ou outra làmpada para trocar. Sem falar nos relatórios que lhe pediram no início do ano e no exame de próstata cuja requisição já venceu. Ao que parece, ninguém está livre.

Eu realmente ia botar a culpa no governo, mas acho melhor não tergiversar.


Escrito em 09.08.2000
Publicado na Seção Comentários do Cidade Virtual Brasília em 21.10.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui