Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ARMADILHAS -- 23/11/2004 - 23:07 (Edson Campolina) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ARMADILHAS
Por: Edson Campolina

Era eu, como vós, a essência apenas. Protegido pela água e sem medo da escuridão, num silêncio quase profundo. E todos de fora torcendo pelo fim de meu paraíso. Desconhecedor de tudo e de todos, não sabia que, em festa e em grande expectativa, preparavam minha expulsão jogando-me às armadilhas sucessivas.

Insatisfeito, nasci, como qualquer outro. Logo tive que me proteger da luz, conhecer outro tipo de escuridão temendo seus mistérios; me proteger da água que então já me ameaçava os ouvidos, os pulmões; me proteger do fogo e do frio, até então desconhecidos por mim. Tive ainda que aprender a lidar com as armadilhas do paladar, do olfato, do tato, sempre me pregando peças.

Mas apesar de tudo a infància é uma fantasia gostosa, que começa a se perder quando nos medem o crescimento comemorando cada centímetro em direção à morte. Quando imputam-nos a responsabilidade pelo futuro de uma nação que conhecemos somente até o cercado do berço. Talvez como reconhecimento da incompetência, os adultos que estão em idade de algo fazer sempre postergam às crianças o sucesso do futuro. E cada vez mais cedo na escola promovem a lavagem cerebral com - Vocês são o futuro da nação! E ainda insistem em nos perguntar o que seremos quando crescermos. Se soubesse a armadilha na qual cairia, optaria por permanecer no ventre. Mas tudo é tão bem preparado pelo destino que nem opção ele me deu, assim como você também não teve e como todos que virão não terão.

Ainda perdido e abandonando a infància e a chatice dos adultos, uma armadilha ainda mais dolorosa se apresentou. A adolescência me brindou com dúvidas e competições. A escola tornou-se uma praça de batalha. O mais isto, o mais aquilo... Todos querem ser "o-mais-alguma-coisa". A dúvida do que sou, do que seria e uma vontade louca de não ser mais, envelhecer logo. A puberdade explode em espinhas, furúnculos e rebeldia. Um tormento quando se descobre então a armadilha maquiavélica da mulher que só nos seduz com olhares, trejeitos e até humilhação, prometendo a felicidade. É só emoção. O coração comanda tudo e torna-se recorrente a vítima. E ninguém nos diz como enfrentar tal armadilha quando ainda somos criança. Sem saber o que nos espera, na maioria das vezes antecipamos os fatos.

Logo caímos na terceira e até agora, pelo menos pra mim, na pior das armadilhas. Assumimos responsabilidades na intenção de tomar as rédeas da vida. Sem perceber trocamos nossos mais saudáveis anos por migalhas de um mundo corporativo que é pior que a escola da praça das batalhas. Todos sabem o que são, o que querem ser e nunca quererão deixar de ser. Como cordeiro me colocam em auditórios para ler em coro frases de pensadores, me mostram filmes, citam grandes e antigos exemplos, tentam me ensinar a viver e trabalhar em equipes, mas que cada um deve aflorar o líder que tem em si. Na maioria das vezes a vida destes pensadores não teve nada a ver com o que vivemos hoje. Querem uma equipe, mas eu, você, temos de ser melhores que todos. E entramos no jogo em busca do troféu das ilusões enquanto nosso tempo vai, ou fica. E esta armadilha escraviza o raciocínio, é duradoura. Inclui-se aí a armadilha que o homem criou e chamou de sociedade. São tantos lobos, regras e normas, cobiça, soberba, violência, que nos cerca as saídas.

Resta então, esfolado e pouco consciente, pensar na próxima armadilha. E confesso que pela cara dos velhinhos a equilibrarem seus corpos pelas ruas, deve ser penosa, grande e desafiadora esta armadilha. E o pior, nem quero pensar na saída...

Fim.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui