Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UESPI - Seminário de Piripiri -- 04/11/2002 - 22:47 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UESPI – SEMINÁRIO DE PIRIPIRI –PI



Francisco Miguel de Moura*





Quando voltávamos de Piripiri, sexta-feira, 1º do corrente, eu dizia ao Prof. Romero Lima:

– Esta cidade cresceu muito e está bonita.

Ele, então, complementava:

– Toda cidade se transforma para melhor quando passa a possuir um curso superior. Piripiri é outra, depois da UESPI.

Cada vez que andamos por este Piauí, sentimos que não o conhecemos. O Piauí não é tão pequeno quanto pregam por aí as más línguas. O Campus da UESPI de Piripiri, por exemplo, é ótimo – se se levar em conta o montante de recursos gastos. Não perguntei pelos números, mas senti que são importantes em quantidade e já começam a sê-lo em qualidade. O potencial humano é inavaliável. Tudo limpo, bem cuidado, bem arejado. A alegria está nos olhos e na palavra dos que trabalham e estudam, por isto recebem com carinho e satisfação.

A turma que termina o curso de Letras este ano, guiada pela Profa. Maria Ximendes Escórcio de Brito, há pouco estivera em Teresina (sábado, dia 2-10-2002), visitando a Academia Piauiense de Letras e assistindo ao lançamento do livro de crítica de Francisco Miguel, “Moura Lima – Do Romance ao Conto”. Com participação e auxílio do Diretor do Campus e de outros professores locais, realizou o III SEMINÁRIO DE LITERATURA, no dia 1º deste mês. Foram convidados os escritores Francisco Miguel de Moura, Hardi Filho, Luiz Romero Lima, Cinéas Santos, Adrião Neto e outros. Falando, pela primeira vez aos piripirienses, o escritor Francisco Miguel de Moura saúda toda a cidade, através da turma ali presente, na manhã daquele dia, discorrendo sobre a prioridade que têm a língua e a literatura sobre as demais matérias, e aponta os primeiros poetas, escritores e movimentos literários do Piauí, sem deixar de fazer o registro do centenário de nascimento de Drummond, ocorrido no último dia 31, cujas comemorações ocorreram em todo o país. A seguir, foi a vez do poeta Hardi Filho discorrer sobre outros movimentos literários mais recentes, acrescentando experiências próprias sobre o fazer poético, e termina recitando poemas inéditos de sua autoria, com aplauso geral. O Prof. Luiz Romero Lima, em sua fala ainda pela manhã, conta suas experiências no magistério, os ossos do ofício e também as alegrias, e recita Drummond. Enfim, tudo literatura da melhor, seja na prática, seja na teoria.

Na parte da tarde, com o Auditório do “Memorial Expedito Resende” completamente lotado, onde acontecia todo o Seminário, foi ainda o Prof. Romero quem explanou para aproximadamente 300 estudantes toda a matéria de Português e Literatura do vestibular, argüindo-os durante cerca de três horas, enquanto nós, eu e o Hardi Filho, fomos visitar outras partes da cidade e conhecer o Açude Caldeirão, que abastece Piripiri de água e outrora também de agro-alimentos ali produzidos pela irrigação. Agora, fomos informados que somente a melancia é cultivada. É uma pena que os projetos de irrigação estejam desativados.

Lá fora, na entrada do Auditório, enquanto os trabalhos do Seminário se desenvolviam, com a participação também de locutores e jornalistas da terra (jornal “Visão”, distribuído a nós, antes de sair), a proprietária do “Bazar do Livro”, Profa. Claudete Maria, cuidava da distribuição dos nossos livros expostos, depois encarregando-se de levar para o seu estabelecimento aqueles que não foram vendidos.

Embora o calor fosse grande, ninguém se afastava do local nem de manhã nem de tarde. A arte e a literatura e seus expoentes não poderiam ter melhor acolhida. A Universidade Estadual do Piauí está de parabéns, assim como Piripiri, terra aberta, de onde são naturais tantos músicos e artistas de renome aqui e lá fora, como Jorge Melo e João Cláudio, portanto terra de cultura e de saber, terra de amor e de paz

Tomara que os demais Campus da Universidade Estadual do Piauí – UESPI tenham a pujança que senti no de Piripiri.





___________________________

* Francisco Miguel de Moura é escritor e poeta, membro da Academia Piauiense de Letras, do Conselho Estadual de Cultura e da UBE-PI. Endereços: Av. Juiz João Almeida, 1750; e-mail: franciscomiguelmoura@ig.com.br Fone: 233-5218

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui