Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS -- 15/02/2000 - 23:12 (Paccelli José Maracci Zahler) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS

PACCELLI JOSÉ MARACCI ZAHLER



DESDE A APROVAÇÃO DA SOJA GENETICAMENTE MODIFICADA POR PARTE DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA - CTNBIO, O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA VEM RECEBENDO MANIFESTAÇÕES DE APOIO E DE DESAPROVAÇÃO À LIBERAÇÃO COMERCIAL DAS SEMENTES.

NESTES ÚLTIMOS 25 ANOS, TEM-SE OBSERVADO UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO NA BIOLOGIA COM OS AVANÇOS OBTIDOS NO CAMPO DA ENGENHARIA GENÉTICA.

O QUE PARECIA FICÇÃO CIENTÍFICA JÁ É UMA REALIDADE COM O USO COMERCIAL DE VEGETAIS GENETICAMENTE MODIFICADOS (TRANSGÊNICOS), OU SEJA, VEGETAIS QUE POSSUEM EM SEU GENOMA MATERIAL GENÉTICO DE OUTROS ORGANISMOS DE ESPÉCIES DIFERENTES, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE VARIEDADES TOLERANTES A HERBICIDAS, RESISTENTES A INSETOS, FUNGOS E VÍRUS, E PRODUTOS DE MELHOR QUALIDADE NUTRICIONAL.

PARA SE TER UMA IDÉIA, EM 1996, A ÁREA CULTIVADA COM VEGETAIS TRANSGÊNICOS, EM NÍVEL MUNDIAL, ERA DE 1,7 MILHÃO DE HECTARES, TENDO PASSADO PARA 27,8 MILHÕES DE HECTARES EM 1998.

ATUALMENTE, O BRASIL VEM TESTANDO NOVE VARIEDADES DE VEGETAIS TRANSGÊNICOS: MILHO, CANA-DE-AÇUCAR, ALGODÃO E ARROZ TOLERANTES A HERBICIDA, MILHO, ALGODÃO E SOJA RESISTENTES A INSETOS, TABACO E BATATA RESISTENTES A VIROSES. DESDE 1996, JÁ FORAM REALIZADOS 533 TESTES DE CAMPO, SUPERVISIONADOS PELA CTNBIO E ACOMPANHADOS PELA FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

O PAPEL DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA-CTNBIO É POSICIONAR-SE SOBRE A SEGURANÇA BIOLÓGICA DO ORGANISMO GENETICAMENTE MODIFICADO, CABENDO AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA ASSEGURAR A SANIDADE E A CERTIFICAÇÃO DO REFERIDO ORGANISMO.

NO CASO DA SOJA GENETICAMENTE MODIFICADA PARA TOLERÂNCIA AO HERBICIDA GLIFOSATE, A CTNBIO MANIFESTOU-SE FAVORÁVEL À SUA LIBERAÇÃO COMERCIAL UMA VEZ QUE A MESMA JÁ VEM SENDO PRODUZIDA, COMERCIALIZADA E CONSUMIDA EM MAIS DE NOVE PAÍSES.

DENTRE AS VANTAGENS DA SOJA TOLERANTE AO GLIFOSATE ESTÁ A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO. NO ENTANTO, CONVÉM LEMBRAR QUE ESTA SOJA, ASSIM COMO OS DEMAIS VEGETAIS GENETICAMENTE MODIFICADOS, DEVE SER UTILIZADA COM PARCIMÔNIA, EFETUANDO-SE A ROTAÇÃO DE CULTURAS E REALIZANDO-SE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS.

O FATO DA SOJA SER TOLERANTE A UM HERBICIDA NÃO SIGNIFICA QUE O HERBICIDA DEVA SER UTILIZADO EM GRANDE QUANTIDADE PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR OS NÍVEIS DE PRODUTIVIDADE DESEJADOS. SE ASSIM FOSSE, OS CUSTOS DE PRODUÇÃO SERIAM ELEVADOS, O QUE NÃO TRAZ NENHUMA VANTAGEM PARA O AGRICULTOR.

NÃO SE DEVE CONFUNDIR A SOJA GENETICAMENTE MODIFICADA COM O PRODUTO FITOSSANITARIO AO QUAL ELA É TOLERANTE.

SE HOUVESSE NECESSIDADE DO USO CONSTANTE DO HERBICIDA PARA SE PRODUZIR A SOJA, OS NÍVEIS DE RESÍDUOS SERIAM INTOLERÁVEIS E ACARRETARIAM DANOS À SAÚDE DOS CONSUMIDORES.

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O VEGETAL FOI APROVADO PARA USO COMERCIAL ELE PASSA A SER REGIDO POR TODAS AS LEGISLAÇÕES PERTINENTES E APLICÁVEIS AOS VEGETAIS COMUNS SEJA DA ÁREA DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E DEFESA DO CONSUMIDOR.

É PREOCUPAÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA OFERECER AO AGRICULTOR BRASILEIRO UM PRODUTO SEGURO, SADIO, QUE PERMITA UM MANEJO ADEQUADO DURANTE SEU CULTIVO, UMA REDUÇÃO NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E CONDIÇÕES DE COMPETITIVIDADE NO MERCADO INTERNACIONAL.







SOBRE O AUTOR:

PACCELLI JOSÉ MARACCI ZAHLER é engenheiro agrônomo, mestre em Ecologia.



(Publicado na Revista dos Engenheiros Agrônomos, nº 2, janeiro de 1999, p. 36)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui