Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Jurídicos-->Vontade e Liberdade -- 11/11/2003 - 09:29 (MAGNO INACIO RODRIGUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vontade e Liberdade: Homo volens

Vontade e Liberdade

Vontade e Liberdade sempre foram um tema cantado entre “verso e prosa”, Portanto não só os poetas falam muito que precisam e quer esta tal liberdade. Agora vamos pensar um pouco deste conceito de liberdade.

Liberdade para que? E para fazer o que? Quando imaginamos que somos pessoas eminentemente sociais, quando pensamos que o ser humano é um ser eminentemente social, e que não vive isoladamente e que isso implica viver em sociedade. Como é possível discutir liberdade num sentido sem restrições.

Se pensarmos um pouco que viver em sociedade implica em seguir normas de conduta social, em atender normas de comportamento pré-determinadas, como podemos buscar essa liberdade. Tem uma frase bastante famosa que diz que, “a liberdade de uma pessoa termina quando começa a liberdade da outra”, podemos substituir também a palavra “liberdade” por “direitos”.

Se o nosso direito termina quando começa o direito do outro, isto significa que a liberdade também é contida em função deste mesmo direito.

Liberdade é possível discorrer filosoficamente, é possível falar também sociologicamente deste conceito, mas grosso modo podemos dizer que, liberdade é um tema para que se fique limitado realmente à questão poética, porque na pratica esta tal de liberdade praticamente não existe.

Quando vivemos e quando vemos e avaliamos nosso viver em família, lá também é um sentido limitado, mesmo que não seja em família propriamente dita consangüínea, mas quando vivemos em uma casa com um grupo de amigos, por exemplo, nossa conduta também é gerenciada por normas e essas normas de certo modo vão limitar esse conceito irrestrito de liberdade.

Portanto para se concluir esse pensamento, liberdade também varia com o tempo histórico em que estamos vivendo. Podemos pensar o que era o conceito de liberdade no começo do século passado e o conceito de liberdade em que se tem hoje.

Portanto, como liberdade é um sentimento do ser humano, ele também varia de acordo com o crescimento deste mesmo ser humano e dessa sociedade da qual o conceito é inserido.

Liberdade hoje é diferente da liberdade em que se tinha ha dezenas de anos, por exemplo. Portanto este conceito sempre foi e será limitado, porque o homem vive num contexto social.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui