Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->LIVRO, INESTIMÁVEL TESOURO -- 29/10/2004 - 11:57 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIVRO, INESTIMÁVEL TESOURO

Neste Dia Nacional do Livro, aqui deixo uma reflexão sobre a importància do mesmo em nossas vidas, bem como a respeito da política adotada pelos sucessivos governos que temos acompanhado, no que diz respeito ao assunto.

Desde a minha infància, fui sempre um aficcionado da leitura, não somente dos tradicionais gibis, mas também de jornais e livros. O gosto pela leitura, certamente, foi o grande responsável pelo ulterior prazer da escrita, que tenho de longa data.

É, pois, com tristeza, que observo o desinteresse de grande parte de nossa população e, paralelamente, o descaso da classe política para com esse nosso companheiro de muitas horas agradáveis. Tive sempre o costume de ler grandes autores, brasileiros ou estrangeiros, poetas, cronistas e romancistas.

As estatísticas têm mostrado, à exaustão, que o Brasil é um dos países que possuem uma quantidade de livrarias muito baixa, comparada ao número de habitantes. Sabemos serem muitos os fatores que levam a tal situação, mas podemos destacar, dentre eles, o desinteresse de boa parcela da população pela leitura, o baixo nível salarial, que impede à maioria a aquisição de gêneros de primeira necessidade (que dizer, então, de livros?) e, finalmente o índice de analfabetismo (e aqui refiro-me ao real, e não ao oficial).

Lamentavelmente, não há, pois, o que comemorar, em mais esse Dia Nacional do Livro. Esperemos que, num futuro não muito longínquo, esta situação se modifique, muito embora não tenhamos indicadores de tal mudança.

Aos leitores e colegas, um feliz e proveitoso Dia Nacional do Livro.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui