Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->AULOW RANDAP: "ACERCA DE CERCAS" -- 28/10/2004 - 10:46 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Ramiro andava de cabeça leve quando foi passar uns dias com a irmã Anita. Mas pra criançada de ambas as famílias, e da vizinhança, foi uma festa, festança, tantas as novidades surgiam e se multiplicavam, apesar da brevidade da visita.

Belzinha caiu logo de paixão pelo segundo filho do
visitante, Alírio, dos cabelos negros e pose de Rudy Valentino, em botão. Somadas as idades, o casalzinho não chegava a vinte anos, mas já lhes parecia soar - em segredo, compartilhado só no olhar - a lira da eternidade.

Fora das armações do Cupido, nos entretínhamos,
contudo, com a caçulinha da família hollywoodiana, que se esforçava para pronunciar seu próprio nome corretamente: Conceição da Piedade Valadade. Valadares ainda lhe era inacessível.

Até que surge a notícia arrebatadora: Ramiro havia
fugido. Fugido pela janela, assim como ao mundo viera e, como o povoado era muito pequeno para as suas graças, resolvera tomar o rumo do mato, adjacente, e menos gracejante.

Os adultos e os mais crescidinhos puseram-se-lhe ao encalço e poucos minutos depois voltavam com nosso herói, enrolado num providencial lençol. Ou seria virol?

A partir daquela escapada, os familiares passaram a tomar o maior cuidado e manter o homem sob cerrada vigilància. Menos os dous pombinhos, que arrulhavam, arrulhavam, e outros folguedos pra si arrumavam.

Restabelecido, e o susto já ido, Ramiro, do lado da rua, vem conversar com papai, no nosso quintal, só com uma telinha de arame a separá-los. Como se nada tivesse acontecido, trocaram amenidades, argumentaram e até filosofaram, para o gáudio da meninada que se reuniu em volta, dos dois lados da cerca. Parecia haver perdido a leveza a cabeça do Ramiro, todavia seu pesado pé, ornado por um sapato marrom, deixou marca indelével naquela cerquinha, que se abaulou de vez.

Fiquei brabo - mas só depois. E o externei a papai,dizendo que ele devia cobrar o prejuízo ao Ramiro por ter estragado a nossa cerca. O velho me olhou e perguntou: tá ocê também de cabeça leve?"

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui