Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Contraponto às Eleições Fraudulentas de Jorge Figueiredo -- 01/11/2002 - 22:51 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta ao colega Jorge Figueiredo

(por Domingos Oliveira Medeiros)





Prezado Jorge. Desculpe-me a intromissão. Mas não posso ficar calado quando o assunto, além de público, é de interesse de todos. Li seu artigo “Eleições Fraudadas” e refleti, atentamente, sobre suas argumentações. Não posso concordar com elas. E digo porque. Primeiramente, quando o Leonel Brizola levantou essa problemática, ainda estávamos no início dessa experiência tecnológica das urnas eletrônicas. E o Brizola tinha lá suas razões. Não se pode, de fato, garantir a total segurança deste processo. Isto não existe. Sempre que interesses estiverem em jogo, e o homem no centro do processo, haverá sempre a possibilidade de burla. Ademais, não existe nenhum sistema de informações ou processamento de dados totalmente isentos de erros ou falhas. Tanto de ordem técnica, como humana.



Haja vista que o Brizola estava tão certo em suas colocações que o TSE acatou a idéia da impressão do voto, como mais um instrumento auxiliar no controle da votação. No início, essa possibilidade não existia.



E os exemplos não param por aí. Não podemos esquecer do painel de votação do Senado, até então um processo exemplar de lisura e total segurança. Não demorou para que a população ficasse sabendo da sua fragilidade. Senadores foram obrigados a renunciar ante a possibilidade de serem pegos com a mão na botija.



Agora, falando mais diretamente em relação aos seus argumentos. As insinuações de que o “pessoal da esquerda”, quando os resultados lhe são favoráveis, defende a lisura do processo como um todo, não se sustenta diante da evidência dos fatos. Não é bem assim.



Acontece que a possibilidade de fraude existe, realmente. Mas ela se dá com observância de certas variáveis. A vulnerabilidade do processo tem um risco calculado. Ela pode acontecer, principalmente, quando os resultados apontam para uma disputa apertada, voto-a-voto.



Nesses casos, é possível dar uma “ajudazinha” a este ou aquele candidato, posto que ter-se-á de mexer pouco nos resultados. E a população, a rigor, já está preparada para qualquer resultado. A favor ou contra seu candidato. E ninguém ficará tão desconfiado.



Mas, ao contrário, quando há evidente favoritismo de um dos candidatos, com margem elevada de diferença de votos em relação ao seu adversário, como foi o caso do Lula em relação ao Serra, a possibilidade de fraude é quase nula. Não porque lhe falte condições “técnicas” para processá-la. Mas porque, na lógica dos fraudadores, nesse caso o procedimento irá despertar muita desconfiança. Desconfiança porque envolve um grande número de dados que, não poderão ser invertidos sem despertar a desconfiança e o clamor da população.



O exemplo de Brasília é perfeito. A diferença entre o candidato do PT e do PMDB era mínima. Alternavam-se as posições durante o processo de apuração. E, ao final, o vencedor registrou pouco menos de 1% de votos a mais que seu adversário.



E os jornais apontaram urnas que foram encontradas em lugares suspeitos. Boatos de pessoas que foram votar e que encontraram assinaturas no seu lugar de direito. E coisas parecidas. Nada, até agora, ficou provado. Mas as suspeitas persistem. Numa eleição tudo é possível. Basta que se vislumbre um risco menor. E isto vale para o “pessoal da esquerda” e o “pessoal da direita”. Não é questão de lado. A questão é de cultura. De caráter. E, também, da fragilidade da tecnologia e das condições favoráveis para aplicar a fraude.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui