Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Jurídicos-->Consiência e Liberdade -- 11/11/2003 - 09:25 (MAGNO INACIO RODRIGUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONSCIÊNCIA X LIBERDADE
O momento a partir do qual a vida consciente se manifesta no ser humano ocorre nas primeiras percepções racionais da realidade, por sua vez relacionadas com o desenvolvimento das estruturas mentais pelo amadurecimento das partes do cérebro que comandam nossa subjetividade.
Nos primeiros dias de vida a criança não reage a estímulos visuais porque não consegue "ver" os objetos, nem é sensível à luz ou ao som. Portanto, à medida que os mecanismos cerebrais responsáveis pela captação da luz e do som evoluem concluímos que as primeiras reações que o homem tem durante essa evolução são semelhante àquelas de qualquer animal irracional: instintivas. Quando sente alguma dor, fome ou frio, a criança chora não porque tem consciência da dor, da fome ou do frio.; é uma ação reflexa de seu organismo.
Quando a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio amadurece, as crianças se aventuram nos primeiros passos até conseguirem andar com segurança. Da mesma maneira, quando a parte do cérebro que comanda a voz evolui as crianças começam a esboçar a verbalização daquelas sensações cuja existência somente poderia ser deduzida pelo choro compulsivo. Desse contato com as necessidades primárias de uma criança, concluímos que o primeiro nível daquela consciência, a princípio, por instintiva e irracional, e depois já emocional e racional, é limitada ao seu corpo.
Por esse motivo é comum vermos crianças brincando com partes de seu corpo. E o grau da relação material entre objetos que uma criança manipula e seu corpo, em particular a boca, é inversamente proporcional ao amadurecimento de suas estruturas psicológicas, fato que leva aquela relação, anteriormente sem critérios ou regulamentos, a passar para a fase de adaptação às "regras" sociais de comportamento.
Diríamos então que a consciência limitada aos prazeres ou necessidades do corpo consegue fugir desse limite no exato instante em que está pronta a prender-se a outros. Com que idade isso ocorre? Três, quatro, seis, oito anos? A partir de que momento uma criança consegue entender que suas ações devem obedecer a determinados limites, cujo transgredir pode lhe trazer conseqüências de proporções fatais?
A consciência da realidade que foge dos limites do corpo e prende-se aos estabelecidos por padrões comportamentais, exatamente por esse motivo é totalmente impactada pelos aspectos negativos da liberdade. Incoerência? O que há de negativo na liberdade?
O jargão popular estabelece que "a tua liberdade termina quando começa a minha". Por que não o contrário: "a minha liberdade termina quando começa a tua"? As duas afirmações demonstram que a consciência dos limites de minhas ações, em face da existência de interesses e/ou prioridades contrários aos meus, tira do meu poder de agir a soberania dada ao meu poder de pensar e querer.
A liberdade humana começa no exato instante em que a mente consegue discernir a dor do prazer, o preto do branco, o quente do frio, o feio do bonito, o certo do errado. E tem seus limites estabelecidos igualmente a partir dessa consciência.
Consciência e liberdade, pois, surgem ao mesmo tempo, sendo que, contraditoriamente, a consciência da liberdade é a razão mesma dos limites que se impõem às ações do ser livre.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui