Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Estamos Fritos e Mal Pagos -- 04/02/2004 - 20:49 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Desonestidade de Propósitos II
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

O governo continua fazendo das suas. Improvisando e subestimando a inteligência do povo brasileiro. Desta feita em relação ao anúncio de que irá abrir concurso público para preenchimento de 41 mil vagas.

A medida, aparentemente salutar, principalmente em relação ao grosso da população, que precisa, com urgência, de novas oportunidades de empregos, esconde uma série de impropriedades de ordem técnica e administrativa.

A primeira delas é a de que este governo, ao que tudo indica, não se presta ao culto da função “planejamento”. Peca pelas decisões fabricadas no calor das emoções; no pressuposto arrogante de que eles têm sempre a melhor solução para todos os problemas deste país. Não têm a humildade da consulta aos especialistas da área, e por isso deixam de ser transparentes em suas atitudes, gerando dúvidas sobre suas verdadeiras intenções.

Nenhuma empresa de grande porte, como , por comparação, pode ser assim considerada a Administração Pública Federal, descobre, de uma hora para outra, que precisa de 41 mil servidores. Isto é um absurdo do ponto de vista da administração de recursos humanos, e improvável, do ponto de vista estatístico e de visão empresarial.

O processo de vacância ocorre com menor lentidão.

Na maioria das vezes, ocorre na medida em que as pessoas vão se aposentando, falecendo ou pedindo demissão. É desse modo que, geralmente, vão surgindo novas vagas a serem preenchidas.

No tempo do DASP, extinto órgão central do, então, Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC, o processo funcionava atrelado ao rigoroso planejamento.

Quando ocorria uma determinada vaga em qualquer ministério ou autarquia, o DASP era, de pronto, comunicado.

Se houvesse remanescente de candidato habilitado e classificado em concurso público, para a categoria funcional objeto de vacância, a indicação para nomeação era feita de imediato, a fim de que a Administração não sofresse solução de continuidade em suas atividades.

Caso contrário, e tão logo o número de vagas assim o justificasse, era aberto novo concurso público, com a finalidade de efetivar a recomposição da força de trabalho. Geralmente quando as vagas atingissem patamares entre 50 a 100 vacâncias, mais ou menos, dependendo da categoria funcional.

Admitir, portanto, a necessidade de 41 mil novas contratações, é dar um atestado de descaso ou de incompetência. Seria o caso de perguntar como a Administração vinha funcionando sem essa força de trabalho? Sim, pois 41 mil servidores é um número considerável para o funcionamento de qualquer organização.

Nem quando se abre uma nova fábrica, há necessidade de tanta gente de uma só vez. Não é de se estranhar, portanto, que, até agora, não se sabe para onde serão nomeados tais servidores (ministério, departamento, seção, setor, etc) e muito menos que atribuições irão exercer.

Curioso, repito, é que a Administração, com esta falta de servidores, estava funcionando, bem ou mal, durante todo o ano de 2003, e ninguém se deu conta da falta de tais servidores.

Sem planejamento, sem honestidade de propósitos, não se chega a lugar nenhum. É evidente o desperdício de recursos deste governo. Não vou falar nem em compra de aviões, viagens ao exterior e criação de cargos comissionados e contratações terceirizadas, que burlam, de certa forma, o ingresso pelo sistema do mérito, quando não vêm acompanhadas de justificativas técnicas para sua efetivação.

Francamente. Se for este o jeito de governar do PT, estamos fritos e mal pagos.

04 de fevereiro de 2004





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui