Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->FALANDO DE LIMPEZA -- 21/10/2004 - 14:59 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FALANDO DE LIMPEZA

Hoje se comemora o Dia do Gari. Pensando cá com meus botões, lembrei-me do Seu António, o gari que trabalha na rua onde moro. Figura humana de grande simpatia, bom contador de histórias e, acima de tudo, um homem honesto e trabalhador, seu António é dessas pessoas cuja amizade nos causa grande satisfação. É comum, aos sábados, eu encontrá-lo trabalhando e parar para alguns momentos de prosa. Com seu jeito alegre e bem humorado, todas as vezes que encontra um de nós, seus amigos, ele apóia um braço sobre a vassoura e interrompe seu trabalho por alguns minutos, dando-nos o prazer de uma conversa sempre agradável e construtiva.

Ocorre-me, agora, um fato digno de nota. Na correria da vida moderna, muitas pessoas não se dão conta da importància desse profissional da limpeza, que tem a árdua função de manter limpos os logradouros públicos, tendo contra si o vento e a chuva, que espalham lixo pelas ruas da cidade, como também a falta de consciência de muitos de nossos concidadãos, que têm o costume de jogar no chão toda a sorte de objetos que seriam destinados às lixeiras, mas que, por puro descaso, acabam por ser atirados pelo caminho.

Todos os dias, chova ou faça sol, lá estão eles, em seu contínuo e inglório esforço, no sentido de manter limpas as ruas, que, á medida que vão varrendo, vêem ser atirado por terra todo o trabalho, por força dos péssimos hábitos de nossa população, no que diz respeito à higiene. Praza aos céus que haja de chegar o dia em que o nível de conscientização da população seja tal, que permita aos garis trabalhar em melhores condições, varrendo ruas onde não seja jogado nenhum lixo e recolhendo o lixo domiciliar acondicionado em sacos plásticos bem fechados, fazendo do trabalho desses verdadeiros heróis algo menos penoso e insalubre.

A todos os garis, minha homenagem sincera e meus parabéns pelo seu dia, com os votos de que a sociedade evolua para um estado que lhes proporcione um exercício mais agradável da sua nobre profissão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui