Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Consciência animal -- 03/04/2007 - 18:06 (Janete Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Tudo estava pronto: anzol, isca e linha de reserva. Chapéu de palha na cabeça, mochila velha nas costas e os sanduíches com suco em recipiente apropriado. Agora era só pegar o carro e se dirigir à rodovia Duque de Caxias, onde fica a Lagoa dos Índios.

O pescador não era um nativo. Era mais um turista de fim de semana. Haviam falado a ele sobre o lugar como um excelente anti-estressante, em Macapá. E era mesmo. Calmo, águas mansas, vegetação de muito viço, com uma ventilação favorável. E este só queria o prazer de comer nesse dia peixe fresco, fruto de pescaria própria.

O pescador era um solipsista, e queria ver o que sua mente poderia projetar para eliminar a fadiga da qual estava convencido.

Junto a uma das margens, sentou-se e, num olhar minucioso, radiografou o lugar. Baixou a cabeça e voltou-se para as águas, que matizavam um topázio alaranjado. Vendo uns peixinhos, pegou pela linha do anzol e mergulhou a isca. Aqueles rapidamente fizeram um círculo em torno da presa, e, com suas bocas redondas, já se posicionavam para cutucá-la. Mas um outro peixinho, maior de todos, como a beijar-lhes a boca freneticamente, expulsava os coleguinhas e punha-se a mirar os olhos do pescador. Este, intrigado, convencia-se de que aquilo era apenas ilusão mental, envolto, porém, no dilema: o peixe maior era o mais egoísta ou o mais superprotetor do pequeno cardume de acará? Contudo, refletindo sobre a astúcia do peixe, considerou que o bicho não podia ter consciência e arrematou: é só um peixe arisco.

O pescador de primeira empreitada puxou a isca. Esperou um tempo e recomeçou o processo por mais duas vezes. Os peixinhos idiotas continuaram tentando beliscar a isca, mas o peixe experiente pôs-se ininterruptamente a impedi-los e a mirar o pescador com ares de pajé.


Janete Santos
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui