Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Hipocrisia e preconceito. A receita do povo brasileiro. -- 31/10/2002 - 12:01 (Marcelo Franzese) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho ouvido e lido muito a respeito da competência e preparo acadêmico de Lula para ser presidente.

Apesar disso, o que consta na Constituição é que o quesito necessário para ser candidato é ser brasileiro nato e ter mais de 35 anos de idade. E mais nada, numa forma simplista de ver a situação.

Pois bem, muitos acham que para ocupar tal cargo é preciso ser intelectual, formado em Harvard e etc e tal. Mas se pararmos para avaliar friamente a situação veremos que a maioria esmagadora da população não tem esse nível universitário. É que isso foi gerado pelo costume de sermos paus mandados pelos intelectuais, e como sempre tememos o desconhecido, neste momento não seria diferente.

Temos ainda muitos analfabetos pelo país inteiro, apesar dos índices de cidadãos fora da escola ser menor. O que não significa que saibam ler e escrever.

Lula veio dessa fração da população. Lutou, brigou, e muito mais sábio do que todos podíamos imaginar, chegou onde nós, cultos e preparados, universitários formados ou estudantes, nem sequer sonhamos chegar!

Não estou colocando aqui a situação partidária de ninguém, mas quem quer fazer bem feito não manda representante, executa!

Aí pergunto: temos executado o que é de direito? A cidadania por exemplo? Temos ido à Assembléia Legislativa para sabermos se nosso candidato, nosso eleito está realizando o que prometera?

Fica muito fácil colocarmos a culpa no mais alto patamar da política quando na verdade quem manda são os coadjuvantes, senadores e deputados federais.

Sempre queremos que as coisas aconteçam de cima para baixo, mas nunca levantamos para tirar nossos rabos debaixo de nossas bundas... como podemos então cobrar algo que não fazemos?

A política tem disso, é mais fácil incriminar do que ajudar. É mais fácil apontar outrem do que a si próprio. É óbvio que teremos sempre as diferenças, senão não haveria política, seria ditadura!

Vou defender sim o Lula por causa disso. Sou formado em jornalismo e não trabalho na área, não tenho QI (quem indica). E mesmo brigando por uma vaga, talvez não consiga.

Mas ele, Lula, teve coragem, perseverança, buscou o tempo todo seus objetivos, buscou uma forma de ser contra o sistema, e brigou por muitas pessoas, e por muitas coisas. Hoje ele desfruta da situação que criou como homem.

E nós, o que fizemos? Trabalhamos para manter a casinha, pois é o que fazemos, brincamos de casinha. Namorados ou casados trabalhamos para ter um carro, dinheirinho para comer fora uma vez por mês, para morar de aluguel. Quando a situação dá para isso. E hoje não dá mais.

Foi isso que fizemos, ficamos sentados com a boca aberta, esperando a morte chegar, como disse Raul.

A política brasileira deu um passo muito importante nessas eleições. E muita gente ainda vai sacar isso. Antes tarde do que nunca. Mas não falo isso porque Lula foi eleito, falo do contexto geral. Cabe a nós, estudados, preconceituosos, preguiçosos, e acomodados cobrar as ações e não acusar esse ou aquele por ter votado neste ou naquele.

Temos que ter em mente objetivos que favoreçam a sociedade como um todo, nossa educação que tanto gostamos, nossa cidadania!

Sejamos menos hipócritas e olhemos para frente com a cabeça erguida, afim de reiterarmos a democracia!

À luta povo brasileiro. À luta companheiros!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui