Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SAUDADE DO ROCK N ROLL -- 13/10/2004 - 22:03 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SAUDADE DO ROCK `N ROLL

Conversando com minha filha, eis que o assunto recaiu sobre música e, para surpresa minha, ela, que tem apenas quinze anos de idade, falou em saudade do rock `n roll, o que é interessante, pelo inusitado da coisa. Afinal, o rock tradicional data dos anos cinquenta, quando surgiram os grandes nomes do ritmo, como Chuck Berry, Little Richard e Elvis Presley, logo adiante seguidos por Johnny Rivers, além dos Beatles, Rolling Stones e Creedence Clearwater Revival.

Uma vez que minha filha nasceu em 1989, não seria de se esperar, da parte dela, essa nostalgia em relação ao rock, visto que o auge do mesmo deu-se até o final dos anos setenta, quando, gradativamente, ele foi sendo substituído por outros estilos, parecidos, alguns, outros, nem tanto, no que se convencionou chamar rock alternativo, chegando até o Heavy Metal.

Diga-se de passagem que, no caso de minha filha, ela, desde muito pequena, costumava ouvir, indiretamente, esses grandes nomes do rock `n roll, que eu mesmo sempre gostei de escutar.

Passando em revista todas essas mudanças ocorridas no rock, desde sua origem até os dias de hoje, ponho-me a pensar num aspecto curioso do assunto. Quando, nos anos sessenta, nós, então adolescentes, ouvíamos rock, nossos pais, invariavelmente, classificavam de barulhento nosso estilo musical favorito. No entanto, há que se admitir que, comparado ao hevy metal, o rock `n roll até que é um ritmo bem calmo e pouco ruidoso.

O que, em verdade, se observa, geração após geração, é que, à medida que o tempo passa, os ritmos musicais tendem, de forma geral, a ter um pouco mais de barulho, em sua formação. Uma outra observação pertinente é que, com a idade, as pessoas vão desenvolvendo uma gradual aversão ao barulho, o que as faz, digamos, antipatizar com a música mais moderna, cultivando a velha e conhecida nostalgia, no campo musical, como, de resto, nas atividades artísticas de modo geral.

Enfim, quem nunca ouviu de seus pais aquele antigo chavão: ah, no meu tempo era bem melhor; aquilo sim, é que era música.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui