Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História e Fatos Históricos -- 30/10/2002 - 23:46 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os Fatos e a História

(Domingos Oliveira Medeiros)



Dizem que a história não se repete. Com efeito, não seria possível sua repetição pura e simples, posto que a história é um processo contínuo que possui sua dinâmica atrelada ao tempo, e o tempo não pára. Mas a história, também, acontece em vários contextos e é construída, sempre, pelo seu ator principal, que somos nós, o homem. E o homem, embora ainda não seja infinito, nem idêntico, mas apenas semelhantes entre si, está sempre presente neste planeta, em busca de suas necessidades, que podem ser as mesmas de seus antepassados, ou não, e, ainda, carregam crenças e valores, do mesmo modo, semelhantes ou não, herdadas de seus avós. . Por isso, acredito que a história possa se repetir, não de forma idêntica, mas de forma semelhante, visto que seus atores, e o próprio contexto dos fatos, podem ser semelhantes ou até iguais aos fatos históricos registrados. Entendo, para concluir este raciocínio, que a história não se repita com a mesma e inteira identidade de fatos passados, Porém, ela é passível de repetição, na medida em que o seja de forma semelhante, desde que, à exceção do tempo, o contexto, os objetivos e os atores sejam parecidos.



E poderíamos citar vários exemplos. A guerra entre Israel e a Palestina sugere esta repetição da história. Ou de histórias parecidas. Ou de misturas de histórias, tanto com a letra “h” como com a letra “e”. Temos o representante do Rei de Israel, no caso o general Ariel Sharon, que poderia representar o Rei David, aquele mesmo que, recebeu a ordem divina, “Levanta-te e vai à Ceila: porque eu entregarei os filisteus nas tuas mãos. Abalou pois Davi com sua gente para Ceila, e pelejou contra os filisteus, e fez neles grande mortandade, e levou-lhes os seus gados.”



O contexto da guerra no Oriente Médio é o mesmo, e passa pelas terras santas, onde Jesus nasceu e por onde caminhou pregando a paz e o amor. A luta, assim dizem, é pela paz, mas não se fala em amor. A mortandade é a mesma, porém a causa parece ser diferente. Sharon é grande e poderoso, tal como o gigante de Golias e David. E já mostrou que a luta é ingrata, pois seu poderio é aparentemente muito maior. Mas os “Golias” estão se defendendo como podem, ou seja, atirando pedras, com as mesmas pedras atiradas por Golias.



E a peleja já preocupa todo o mundo. Reunidos na Espanha, em outro contexto histórico, portanto, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Européia (UE), mais o presidente da Rússia, resolveram que não iam resolver nada, em relação ao processo de intervenção e intermediação entre israelenses e palestinos com vistas à garantia da paz. Lavaram as mãos, tal como Pôncio Pilatos. E deixaram tudo sob a responsabilidade do secretário de Estado norte-americano, Colin Powel, que, tudo indica, seria parente próximo de Pôncio Pilatos, amigo do peito de George Bush.



Pelo jeito, a história vai se repetir no essencial: Barrabás será solto. E Cristo, representado pelos mais fracos e pelos que mais sofrem com a guerra, será morto e crucificado.



DOM- eap.t.sumido 2002



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui