Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62202 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->DATAS MEMORÁVEIS -- 02/03/2003 - 19:28 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Século VI AC

SAFO AFIRMA-SE COMO A MAIOR POETISA DA GRÉCIA ANTIGA, MESMO SENDO DISCRIMINADA PELOS INTELECTUAIS DA ÉPOCA.

Ano 34

JESUS DIANTE DA MULHER QUE IA SER LAPIDADA, DETERMINA ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA OS HOMENS QUE ESTIVESSEM ISENTOS DO MESMO PECADO DA MULHER, OU SEJA, A MULHER NÃO PODIA COMETER O ADULTÉRIO SEM A AJUDA DE UM PARCEIRO.

Abril de 35

UMA EX-PROSTITUTA É AGRACIADA COM A SUBLIME VISÃO DE JESUS APÓS A MORTE. SEU NOME: MARIA DE MAGDALA.

30 de maio de 1431

JOANA D ARC É QUEIMADA VIVA NO VELHO MERCADO DE RUÃO, NA INGLATERRA, POR DETERMINAÇÃO DO BISPO DA IGREJA CATÓLICA DE CAUCHON, REVOGANDO UMA DETERMINAÇÃO ANTERIOR DE PRISÃO PERPÉTUA. ALÉM DISSO, SOFREU TERRÍVEIS TORTURAS MORAIS E FÍSICAS SOB ACUSAÇÕES DE HERÉTICA, CISMÁTICA, IDÓLATRA E FEITICEIRA.

1788

FRANÇA - CONDORCET, FILÓSOFO E POLÍTICO FRANCÊS, LUTA PELOS DIREITOSO DAS MULHERES À EDUCAÇÃO, À POLÍTICA E AO TRABALHO.

1857

ESTADOS UNIDOS - MOVIMENTO DE OPERÁRIAS DAS INDÚSTRIAS TEXTEIS DE CONFECÇÃO PELA IGUALDADE DE SALÁRIO E REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA DEZ HORAS.

1870

FRANÇA E SUÉCIA - AS MULHERES OBTÊM ACESSO AO ESTUDO DE MEDICINA, ANTES RESTRITO APENAS AOS HOMENS.

1920

ESTADOS UNIDOS - AS MULHERES CONSEGUEM VOTAR EM TODOS OS ESTADOS.

1931

BRASIL - LEI ELEITORAL DÁ ÀS MULHERES O DIREITO DE VOTAREM E SEREM VOTADAS.

1952

NAÇÕES UNIDAS - A ASSEMBLÉIA GERAL APROVA EM 20 DE DEZEMBRO, POR GRANDE MAIORIA, A CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS POLÍTOCOS DA MULHER.

1959

CEILÃO - PELA PRIMEIRA VEZ NO MUNDO UMA MULHER É ELEITA PRIMEIRA-MINISTRA, SEU NOME: SIRIMAVO BANDARANAIKE.

1967

IRÃ - A LEI DE PROTEÇÃO À FAMÍLIA PERMITE A MULHER TRABALHAR SEM AUTORIZAÇÃO DO MARIDO.

1970

JOHNN LENNON CASA-SE COM YOKO ONO E MODIFICA SEU NOME PARA JOHNN WISTON ONO LENNON, PERGUNTANDO: "POR QUE SÓ A MULHER TEM O NOME MODIFICADO?"

1971

SUIÇA - AS MULHERES CONQUISTAM O DIREITO DO VOTO.

1975

NAÇÕES UNIDAS - A UNESCO CRIA O ANO INTERNACIONAL DA MULHER.

1994

EGITO - UMA REPORTAGEM DA TV REVELA POR ACASO A CIRCUNCISÃO VIOLENTA A QUE AS MENINAS DE DEZ À TREZE ANOS SÃO SUBMETIDAS, A PRETEXTO DE NÃO SENTIREM ATRAÇÃO SEXUAL PELOS HOMENS. ESTA REPORTAGEM TROUXE REPERCUSSÕES INTERNACIONAIS QUE PRESSIONARAM O GOVERNO EGÍPCIO A ADMOESTAR OS CIDADÃOS ISLAMITAS.

1995

CHINA - É REALIZADA A IV CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE A MULHER, ONDE FOI DEBATIDO E APROVADO IMPORTANTES DIREITOS DA MULHER COM ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL.

E AS CONQUISTAS DA MULHER VÃO CONTINUAR...

MINHAS HOMENAGENS À MULHER EM SEU DIA 08 DE MARÇO,
NESTA QUE JÁ É A SEMANA MUNDIAL DA MULHER.

(Jeovah de Moura Nunes)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui